Salvador é capital dos museus por três dias

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Durante os dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2009 o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) e com o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM – BA), promove atividades, abertas ao público, em homenagem ao dia Nacional do Museólogo, comemorado na sexta-feira (18).

Nos dois primeiros dias, as atividades estão voltadas para o I Encontro Teia da Memória, no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, em Salvador, quando serão apresentados os resultados da etapa inicial do Programa Pontos de Memória, ação promovida pelo Ibram e Ministério da Justiça.

Na mesa de abertura, estarão presentes o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, representantes da Organização dos Estados Ibero-americanos, do Ministério da Justiça e da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, além do diretor de Museus do IPAC, Daniel Rangel.

Em 18 de dezembro, ainda no Palácio da Aclamação, será dada posse aos primeiros conselheiros do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico. A partir das 18h, as atividades continuam no MAM – BA, na Avenida do Contorno, em Salvador, com lançamento do Programa Ibram de Fomento aos Museus – 2010 e das publicações Subsídios para a Criação de Museus Municipais, Musas: Revista Brasileira de Museus e Museologia, número 4, e A imaginação museal, de Mário Chagas, diretor do Departamento de Processos Museais do Ibram.

Nessa mesma noite, serão apresentados os resultados dos dois primeiros editais de museus do Estado, Apoio a Propostas de Formação Artística e Patrimônio e Preservação, Dinamização e Difusão de Acervos Pertencentes a Instituições Museais Privadas e Comunitárias no Estado da Bahia, que ofereceram investimentos de mais de R$ 1 milhão.

Serão contempladas 32 projetos, em cinco categorias. “A parceria com o Ibram é estratégica, pois a Política Nacional de Museus é um diferencial na construção da política estadual do setor. A divulgação dos resultados dos editais é um marco importante na construção dessa nova base”, considera Daniel Rangel.
Às 20h, o MAM apresenta Coleção MAM-BA – 50 Anos De Arte Brasileira. Com curadoria geral da diretora do Museu, Solange Farkas, a mostra é fruto de um intenso trabalho de pesquisa e restauro do acervo, expandindo o projeto do livro MAM-BA, Coleção Museus/Instituto Cultural J. Safra, 2008, que divide a coleção em recortes comentados por curadores.
A Coleção MAM-BA | 50 Anos de Arte Brasileira ficará em cartaz até 28 de março de 2010 e contará com uma intensa programação educativa, com visitas mediadas atividades para crianças e jovens e um curso em que curadores convidados comentam cada núcleo da exposição.

Encontro promove troca de experiências para fortalecimento dos Pontos de Memória

O 1º Encontro Teia da Memória, que marca o encerramento da 1ª fase do projeto Pontos de Memória, pretende promover a troca de experiências entre as iniciativas comunitárias e construir coletivamente as diretrizes que nortearão as ações para o fortalecimento dos Pontos de Memória em 2010.
Os Pontos de Memória têm como objetivo apoiar a criação de museus em comunidades caracterizadas pelo alto índice de violência, além de trabalhar na reconstrução e proteção da memória social e coletiva das comunidades a partir de seus moradores, suas origens, histórias e valores.
A expectativa é de que a iniciativa se transforme numa referência para a comunidade e num ponto de dinamização das atividades culturais e socioeducativas locais. O projeto é resultado de parceria entre os Programas Mais Cultura, do Ministério da Cultura, através do Ibram, e do Pronasci, do Ministério da Justiça, com apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109818 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]