Receita de fim de ano, como gelar a cerveja ou refrigerante em três minutos

A carne está na churrasqueira e a galera chega com latas e mais de cerveja. Vergonhosamente quentes. Como gelar?

O professor Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP vai responder essa questão.

Acondicione latas de refrigerante, cerveja e ou garrafas de refrigerante em embalagens plásticas em uma caixa de isopor ou caixa térmica.

Para cada saco de gelo utilizado, adicione dois litros de água, meio quilo de sal e meia garrafa de álcool (250 ml).

A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e por uma reação química, o álcool rouba calor.

Os físico-químicos chamam o líquido de “mistura frigorífica”: GELO, ÁLCOOL, SAL E ÁGUA.

A mistura frigorífica é barata e a cerveja fica em ponto de bala em 3 minutos. E, esperar três minutos, não é nenhum sacrifício, né?

Lembre-se de lavar a latinha ao tirá-la do isopor psra eliminar o gosto meio salgado que fica na tampa da lata.

Saiba +

Como a água fica muito fria, não é bom esquecer as latas e garrafas no isopor, porque depois de meia hora estarão tão estupidamente geladas que nem vai dar para sentir o gosto da bebida. Lembre-se também de lavar a latinha ao tirá-la da mistura.

A melhor temperatura para tomar a Pilsen, a mais comum por aqui, é de 2 a 4 graus. A -5 graus ninguém sente o gosto.

Se você for estudante ou professor de física, química ou biologia, não é difícil conseguir nitrogênio líquido nos laboratórios. Cerca de 10 litros são suficientes. Despeje devagar em um isopor (o líquido a -160 graus queima a mão); depois faça um gancho com algum metal, encaixe no anel da lata e a desça como se estivesse pescando. Retire e espere 1 minuto para beber.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]