Prorrogação de linha do BNDES beneficia Bahia

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Os empresários baianos continuarão a contar com linha de financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos, ônibus e caminhões com taxa de até 4,5% ao ano. A notícia foi dada pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, na quarta-feira (09/12/2009).

Com isso, a Agência de Fomento do Estado (Desenbahia) prorroga a disponibilização de crédito, por intermédio do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) até o mês de junho de 2010.

O PSI foi criado pelo BNDES, em junho deste ano, para combater os efeitos da crise financeira internacional, estimulando a antecipação de investimentos por parte das empresas. Em poucos meses, a Desenbahia aprovou R$ 17,8 milhões, por meio do programa, que se encerraria no dia 31 deste mês.
As condições são muito atraentes. As linhas como Finame e Finame Agrícola tiveram seus encargos reduzidos de 10,25% para 4,5% ao ano. No caso de ônibus e caminhões, a taxa é de 7% ao ano.

“O governo federal entende que este é um momento importante para a retomada do crescimento econômico e, por isso, tomou essa decisão acertada. Superada a crise financeira, o país recuperou o nível de investimentos e, dessa forma, estimula a economia nacional, gerando emprego e renda. O PSI é uma linha altamente competitiva e que, certamente, ajudará bastante aos empresários baianos”, afirma o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga.

De forma exclusiva, a Desenbahia poderá realizar um mix de linhas de financiamento, já que muitos pedidos dos empresários são para, conjuntamente, adquirir máquinas, construir galpões, ampliar áreas e comprar novos equipamentos. Assim, o PSI poderá ser ofertado junto ao Projeto de Desenvolvimento Socioeconômico (Prodese), que opera com recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (Fundese).

A linha financia implantação de empresas e a ampliação, reforma, modernização, manutenção, relocalização e diversificação da produção das já existentes, nas áreas da indústria, comércio ou serviços.

As linhas

Finame – Financia a produção e a comercialização de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, credenciados no BNDES.
Itens financiáveis – Ônibus, chassis e carrocerias para ônibus, caminhões, caminhões-tratores, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semi-reboques, chassis e carrocerias para caminhões, aí incluídos semi-reboques tipo dolly e afins, carros-fortes e equipamentos especiais adaptáveis a chassis, tais como plataformas, guindastes, betoneiras, compactadores de lixo e tanques, novos, devidamente registrados no órgão de trânsito competente, demais máquinas e equipamentos novos, inclusive agrícolas, aí incluídos conjuntos e sistemas industriais, máquinas-ferramenta, embarcações, aeronaves, vagões e locomotivas ferroviárias e metroviárias, tratores, colheitadeiras, implementos agrícolas e máquinas rodoviárias e equipamentos para pavimentação, e capital de giro associado à aquisição isolada de máquinas e equipamentos nacionais novos, em operações realizadas com micro, pequenas e médias empresas.

Prodese – Linha voltada à implantação de empresas e à ampliação, reforma, modernização, manutenção, relocalização e diversificação da produção das já existentes nas áreas da indústria, comércio e serviços.

Itens financiáveis

Construção civil, reforma, móveis e utensílios, aquisição de máquinas e equipamentos novos, nacionais ou importados, inclusive de informática, aquisição de softwares, instalações e montagens, aquisição de veículos utilitários, capital de giro associado ao investimento financiado, limitado a 30% do financiamento.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]