Projeto beneficia migrantes brasileiros no Paraguai

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Projeto beneficia migrantes brasileiros no Paraguai.
Projeto beneficia migrantes brasileiros no Paraguai.

Acordo entre a Organização Internacional de Migrações e o governo do Paraguai concede residência a brasileiros em situação irregular ao leste do país; cerca de 100 mil vivem nessa região, de acordo com números do censo paraguaio divulgados pela OIM. Um projeto piloto liderado pela Organização Internacional de Migrações, OIM, em parceria com o governo paraguaio, permitiu a concessão de residência temporária a pouco mais de 1,1 mil brasileiros que moram no país. Os migrantes beneficiados vivem na região leste de Alto Paraná, e estavam em situação irregular no Paraguai. Apoio Cerca de 100 mil brasileiros ilegais residem nessa região,

Acordo entre a Organização Internacional de Migrações e o governo do Paraguai concede residência a brasileiros em situação irregular ao leste do país; cerca de 100 mil vivem nessa região, de acordo com números do censo paraguaio divulgados pela OIM.

Um projeto piloto liderado pela Organização Internacional de Migrações, OIM, em parceria com o governo paraguaio, permitiu a concessão de residência temporária a pouco mais de 1,1 mil brasileiros que moram no país.

Os migrantes beneficiados vivem na região leste de Alto Paraná, e estavam em situação irregular no Paraguai.

Apoio

Cerca de 100 mil brasileiros ilegais residem nessa região, de acordo com números do censo paraguaio divulgados pela OIM.

O órgão forneceu apoio técnico, legal e logístico a equipes enviadas para ajudar os migrantes nessas comunidades.

O responsável pela OIM em Assunção, Guillermo Sosa, disse à Rádio ONU, do Paraguai, que esses migrantes são popularmente chamados de ‘brasiguaios’, trabalham no cultivo de soja, trigo e girassóis e começaram a chegar ao país nos anos 70.

“É um projeto de regularização de uma população de migrantes que por muito tempo está necessitada de contar com documentação legal que lhe permite morar e trabalhar no Paraguai”, afirmou.

Conta em Banco

A fase inicial do projeto foi concluída esta semana. Com a residência temporária, válida por dois anos, os migrantes vão poder abrir contas em bancos, obter carteira de motorista e aplicar para concessões de terra.

O programa teve a participação das polícias dos dois países, oficiais de imigração, médicos e do consulado brasileiro.

Segundo a OIM, novos projetos devem ser discutidos em breve, e há a expectativa de um acordo tripartite entre o Brasil, o Paraguai e a Organização Internacional de Migrações.
de acordo com números do censo paraguaio divulgados pela OIM. O órgão forneceu apoio técnico, legal e logístico a equipes enviadas para ajudar os migrantes nessas comunidades.

O responsável pela OIM em Assunção, Guillermo Sosa, disse à Rádio ONU, do Paraguai, que esses migrantes são popularmente chamados de brasiguaios, trabalham no cultivo de soja, trigo e girassóis e começaram a chegar ao país nos anos 70. “É um projeto de regularização de uma população de migrantes que por muito tempo está necessitada de contar com documentação legal que lhe permite morar e trabalhar no Paraguai”, afirmou. Conta em Banco A fase inicial do projeto foi concluída esta semana. Com a residência temporária, válida por dois anos, os migrantes vão poder abrir contas em bancos, obter carteira de motorista e aplicar para concessões de terra.

O programa teve a participação das polícias dos dois países, oficiais de imigração, médicos e do consulado brasileiro. Segundo a OIM, novos projetos devem ser discutidos em breve, e há a expectativa de um acordo tripartite entre o Brasil, o Paraguai e a Organização Internacional de Migrações.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113655 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]