Programa Saúde em Movimento chega a Caetité

Cirurgias oftalmológicas são realizadas através do Programa 'Saúde em Movimento', do Governo da Bahia.
Cirurgias oftalmológicas são realizadas através do Programa 'Saúde em Movimento', do Governo da Bahia.

Dona Teresinha Oliveira é aluna do programa Todos Pela Alfabetização (Topa). Ela não enxerga direito e o problema na visão foi mais um desafio que encontrou na hora de aprender a ler e escrever. Mas, com a chegada do programa Saúde em Movimento no município de Caetité, neste sábado (28/12/2009), ela pôde fazer os exames oftalmológicos que tanto precisava e ainda recebeu um óculos.

“Eu não enxergava direito o dever que a professora colocava no quadro e aí eu tinha que sentar bem perto dele para poder copiar. Mas, agora com o óculos eu não vou mais precisar puxar a cadeira para frente; vou enxergar tudo e aprender muito mais”, comemorou.

Dona Teresinha é uma das 19 mil pessoas de Caetité e municípios vizinhos beneficiadas pelo Saúde em Movimento. O programa do governo estadual conta com uma equipe de 70 médicos que realizam exames e tratamentos oftalmológicos gratuitos, inclusive para os casos de cirurgias como a de cataratas. Dona Odete Nascimento fez o procedimento e se sente uma nova pessoa. “Na minha família várias pessoas ficaram cega. Quando eu soube que estava tendo o atendimento de graça, vim fazer. Antes eu enxergava tudo turvo e agora, enxergo bem”, falou.

Até o dia 30 o projeto permanece na cidade. Depois, segue para Itiruçu. Segundo o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, o programa Saúde em Movimento surgiu a partir de um levantamento feito durante a primeira etapa do Topa, quando ficou constatado que 80% dos estudantes precisavam de óculos para ler e escrever.

“Percebemos que as pessoas a partir de 40 anos precisavam usar óculos para ler. Então, para evitar que elas deixassem a sala de aula por conta da dificuldade de enxergar as atividades escritas no quadro, pensamos neste projeto. Ele atende gratuitamente esta população e as incentiva ainda mais a querer estudar”, falou.

Até agora o Topa já alfabetizou 460 mil baianos e a meta, de acordo com o governador Jaques Wagner é, até 2010, ensinar a um milhão de pessoas a ler e escrever.

“Esse projeto vai incentivar não só aos alunos permanecerem na sala de aula, mas também a outras pessoas voltarem a estudar. Afinal, nunca é tarde para se reescrever sua história. Estou muito feliz de ver as pessoas saindo daqui com uma melhor autoestima, enxergando o mundo como ele realmente é”, completou.

Outras obras

Em Caetité ainda foi inaugurado um posto do Sinebahia que reúne, em um só lugar, serviços de habilitação para o seguro desemprego, intermediação para o mercado de trabalho e capacitação profissional. O prédio ainda conta com uma agência do Credibaha que libera crédito de até R$ 10 mil para pequenos e micronegócios.

Para o governador Jaques Wagner, a chegada do Sine vai contribuir para o desenvolvimento regional. “Trouxemos o SineBahia em função da chegada da Bahia Mineração e implantamos o CrediBahia para estimular os pequenos empreendedores que estejam na cadeia produtiva da Bahia Mineração para fazer com que a região e seu entorno possa se desenvolver”, afirmou.

Na cidade ainda foi anunciada a construção de uma escola com capacidade para atender 1.800 alunos, um investimento de R$ 1,4 milhão. Também foi assinado um convênio para a construção de uma unidade do posto de saúde da família que oferecerá atendimento médico e odontológico e remédios gratuitamente. Além disso, foi autorizada a implantação do sistema de abastecimento de água em cinco comunidades da zona rural. Durante visita à localidade, o governador Jaques Wagner permitiu a elaboração do convênio com as indústrias nucleares do Brasil. O objetivo do acordo é mapear as águas da região.

População é atendida através do Programa 'Saúde em Movimento'.
População é atendida através do Programa ‘Saúde em Movimento’.
População é atendida através do Programa 'Saúde em Movimento'.
População é atendida através do Programa ‘Saúde em Movimento’.
Caminhões do programa do Governo da Bahia 'Saúde em Movimento'.
Caminhões do programa do Governo da Bahia ‘Saúde em Movimento’.
Caminhões do programa do Governo da Bahia 'Saúde em Movimento'.
Caminhões do programa do Governo da Bahia ‘Saúde em Movimento’.
Governador Jaques Wagner cumprimenta moradores de Jequié.
Governador Jaques Wagner cumprimenta moradores de Jequié.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108840 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]