Programa em rádio mineira conecta brasileiros do mundo inteiro

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Os mais variados temas vão ao ar através do “Frenteverso”, da Rádio Inconfidência. Todos os domingos, das 9pm às 10pm (horário de Brasília), um importante canal de comunicação conecta os brasileiros residentes no exterior com a pátria amada. É o “Frenteverso”, programa da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, MG, (www.inconfidencia.com.br), que aborda importantes temas culturais e tem ouvintes até mesmo no Japão.

Os entrevistados são escritores, jornalistas, atores, enfim, gente de peso para falar no programa com viés totalmente cultural. Os temas abordados envolvem a área social, política e cultural no âmbito nacional e internacional.

Segundo Marco Lacerda, editor e apresentador do programa, o Frenteverso pode exercer um atrativo especial entre a comunidade mineira, mas é voltado a qualquer brasileiro. Ainda segundo ele, brasileiros residentes nos EUA gostaram muito da entrevista feita com o cientista Marcelo Gleiser, professor de física e astronomia no Dartmouth College em Hanover, na Pensilvânia.

Marco destacou ainda as entrevistas com os cantores Martinho da Vila e Adriana Calcanhoto. “Os artistas, principalmente os músicos, tem uma repercussão muito grande”, disse ele. Outra entrevista que caiu nas graças do público foi com o poeta gaúcho Fabrício Carpinejar. “Durante a entrevista ele declamou alguns poemas”. A entrevista tocou o coração de brasileiros residentes no Japão e na Europa, segundo Marco.

Estrangeiros que querem praticar o português, de acordo com Marco, também se interessam pelo programa. Segundo o apresentador, os ouvintes muitas vezes sugerem um entrevistado. “Um brasileiro de Boston sugeriu que entrevistássemos o Paulo Coelho, para que ele falasse sobre o Raul Seixas”. O pedido foi em função dos 20 anos da morte do roqueiro.

Totalmente Brasil

Com pouco mais de um ano de existência, o Frenteverso conquistou o título de líder absoluto no horário, segundo Marco. “Caiu no gosto popular rapidamente”. Operando em AM e FM, a Inconfidência se auto-intitula “A Brasileiríssima” e só toca música brasileira. Fonte de notícias nacionais e internacionais, a rádio mantém parcerias com a BBC em Londres e a Rádio França Internacional.

O apresentador destacou que existe uma grande demanda por entrevistas com músicos sertanejos. Recentemente, o programa dominical Manhattan Connection fez uma matéria a respeito do Frenteverso. O jornalista Lucas Mendes, apresentador do programa, já foi entrevistado por Marco Lacerda. Segundo Marco, o fuso horário da Europa em nada impede que os brasileiros estejam de ouvidos atentos, em plena madrugada.

*Com informação doComunidade News | Angela Schreiber

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109707 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]