Prefeitos baianos assinam convênios para projetos de piscicultura

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Vinte e duas prefeituras do interior da Bahia assinaram convênios de cooperação técnica com a Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Bahia Pesca, para implantação de projetos de piscicultura destinados a pequenos produtores rurais.

Os convênios foram assinados nesta quinta-feira (03/12/2009) no estande da Bahia Pesca, montado no Parque de Exposições de Salvador, onde acontece até domingo a 12ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro).

Na presença do presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, e posteriormente do secretário estadual da Agricultura, Roberto Muniz, os prefeitos e os representantes municipais se inteiraram dos projetos implantados no interior na área de piscicultura e se comprometeram a fornecer a contrapartida dos convênios, que consiste na realização de gestão dos projetos que serão implantados e no fornecimento de insumos que garantam a manutenção dos alevinos (filhotes de peixe) que serão destinados aos povoamentos das aguadas públicas e comunitárias nas regiões.

Por sua vez, a Bahia Pesca se comprometeu, em cada um dos convênios assinados com os municípios, em fornecer alevinos de acordo com a demanda de cada região, prestar assistência técnica aos projetos de piscicultura, realizar capacitação técnica e promover o repovoamento nas localidades (aguadas) selecionadas nos municípios.

Na apresentação que fez aos prefeitos e representantes municipais presentes na Fenagro, Albagli destacou o esforço que vem sendo feito para que a crescente demanda dos municípios seja atendida, tanto no que se refere ao fornecimento de alevinos para os programas de repovoamento de aguadas públicas, como na implantação de tanques-rede nas unidades demonstrativas, onde o cultivo de peixe é feito em confinamento.

Até o final deste mês, a Bahia Pesca deve produzir e distribuir com os municípios mais de cinco milhões de alevinos, beneficiando diretamente mais de dez mil famílias. Já para 2010, principalmente por causa da entrada em operação da Estação de Piscicultura de Caiçara, no município de Paulo Afonso, a 440 quilômetros de Salvador, as estimativas indicam que a produção de alevinos seja superior a 50 milhões de unidades. Esta estação se soma às sete já existentes – Pedra do Cavalo (Cachoeira), Joanes (Camaçari), Boa Vista do Tupim, Cipó, Itamaraju, Jequié e Porto Novo (Santana).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111236 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]