Paulo Afonso se consolida como maior polo de piscicultura da Bahia

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Com a construção da estação de piscicultura de Caiçara – 2 e a conclusão das obras da unidade de beneficiamento de Xingozinho, o município de Paulo Afonso está sendo consolidado como o maior polo de piscicultura da Bahia. Nesta segunda-feira (30/11/2009), durante reunião do secretário da Agricultura, Roberto Muniz, com representantes da Cooperativa Mista dos Produtores de Paulo Afonso (Coomapa), o presidente da Bahia Pesca, Isaac Alblagi, informou que já existem recursos garantidos para a implantação da estação de Caiçara – 2 e que medidas estão sendo adotadas para agilizar a conclusão da unidade de beneficiamento de Xingozinho.

Segundo Muniz, Caiçara – 2 terá capacidade para produzir até 15 milhões de alevinos por ano e “a meta é produzir, em 2010, 50 milhões”. O presidente da cooperativa, André Teixeira, considerou as notícias como “muito boas”, relatando ao secretário as dificuldades que os agricultores estão enfrentando para produzir e comercializar principalmente tilápias.

Ele informou que a cooperativa congrega mais de 100 piscicultores, sendo a maioria pequenos agricultores. Cada produtor tem de 10 a 500 gaiolas, sendo alcançada a produção mensal de 200 toneladas. “Mas só conseguimos o peixe em natura”.

A unidade de beneficiamento vai agregar valor ao pescado. “Assim poderemos comercializar o filé, a pele e produzir farinha de peixe, aproveitando os resíduos do pescado”, explicou André.

O secretária apontou também caminhos para a comercialização dos peixes produzidos pela cooperativa, feita basicamente nas feiras livres da região. “Isso poderá ser feito por meio da rede Ebal e também do programa Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Conab”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114859 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.