Ouvidoria é instrumento de cidadania

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.
Ouvidoria é instrumento de cidadania.
Ouvidoria é instrumento de cidadania.

Instrumento de educação para a cidadania. Assim a ouvidora-geral substituta da Advocacia Geral da União, Luciana Musse, definiu o serviço, ontem à tarde, na sua palestra “Ouvidoria, Corregedoria e Auditoria: Quem é quem na relação com o usuário”, durante o I Encontro de Ouvidorias do Norte e Nordeste, promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia.
Ela apresentou a Ouvidoria Geral da União, que é responsável pela coordenação de cerca de 150 ouvidorias referentes a bancos públicos, agências reguladoras, ministérios, departamentos e secretarias especias e Advocacia-Geral da União, além de fundações e empresas públicas e institutos federais.

De acordo com Luciana, a Ouvidoria pode ser definida como peça fundamental na garantia dos direitos fundamentais, mediação de conflitos extrajudiciais, de controle social e principalmente de participação popular.

Em seguida, o representante da ouvidoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Flávio Japiassú, relatou a vivência e a experiência do TJ Pernambucano, que já conta com Ouvidoria há dez anos, sendo pioneiro na instalação do serviço.

O ouvidor-geral do Estado da Bahia, Jones Carvalho, ressaltou a importância das ouvidorias trabalharem em parceria, recebendo demandas umas das outras. Segundo ele, para facilitar a democratização, a Ouvidoria Geral do Estado percorre os municípios baianos com a Ouvidoria Itinerante facilitando o contato do cidadão com os poderes públicos.

O evento, que encerra hoje, tem o objetivo de refletir, discutir e compartilhar informações e experiências sobre a atuação das Ouvidorias, principalmente de tornar a Justiça mais próxima do cidadão, ouvindo sua opinião acerca dos serviços prestados e visando seu aprimoramento pelas instituições judiciais.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123241 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.