ONU revela dados de abusos cometidos por boinas-azuis

ONU revela dados de abusos cometidos por boinas-azuis.
ONU revela dados de abusos cometidos por boinas-azuis.

Novo conteúdo satisfaz resolução da Assembleia Geral, que pede implementação de programa de divulgação eficaz para explicar a política da ONU em relação a casos que envolvem pessoal de manutenção da paz.

A ONU acaba de divulgar estatísticas envolvendo exploração sexual e abusos cometidos por boinas-azuis nos últimos três anos.

Os dados, que eram confidenciais, agora podem ser acessados dentro do site da Unidade de Conduta e Disciplina das Nações Unidas, CDU na sigla em inglês.

Alegações

Os números revelam alegações de falta de conduta cometidas por funcionários civis e militares de várias missões da ONU entre 2007 e 2009.

Só este ano foram registradas 132 investigações de casos de abuso e exploração sexual, com 18 denúncias comprovadas.

Segundo a Unidade de Conduta e Disciplina, o novo conteúdo satisfaz resolução da Assembleia Geral, que pede implementação de programa de divulgação eficaz para explicar a política da ONU em relação a casos que envolvem pessoal de manutenção da paz.

Relatório

A política de ‘tolerância zero’ da organização surgiu em 2004, quando o ex-Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan recebeu um relatório com acusações de abusos na República Democrática do Congo.

Na época, o texto revelava que pagamentos de abusos variavam de dois ovos a U$5 por encontro com as vítimas, muitas órfãs e analfabetas.

Os dados estão disponíveis no site: http://cdu.unlb.org

*Com informação da Rádio ONU em Nova York*.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109896 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]