Novo procedimento amplia número de voos no Aeroporto de Ilhéus

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

A partir desta sexta-feira (18/12/2009), o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, passa a operar com novo procedimento para pousos e decolagens, atendendo a orientação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA) do Ministério da Aeronáutica. Na prática, o DCEA criou para Ilhéus um procedimento para pouso visual único em aeroportos de todo mundo, segundo o superintendente da Infraero, João Bosco Bezerra.

A partir de voos experimentais noturnos feitos por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e manobras em simuladores, foi criado um “ponto de referência” no espaço aéreo que determina, com segurança, a autorização para pouso, quando, a cerca de 360 metros de altitude, o piloto da aeronave tiver a completa visão da pista de pouso. Quando isso não ocorrer, o piloto vai arremeter. “Os testes mostraram resultados excelentes. O sistema funciona perfeitamente”, assegurou João Bezerra.

A medida, segundo Bezerra, não acaba com algumas restrições impostas ao Aeroporto Jorge Amado, mas o coloca em condições satisfatórias de conforto e segurança para operar nos próximos anos com aeronaves de pequeno e médio portes. Uma Carta de Aeronavegabilidade atualizada já foi entregue às empresas aéreas, informando sobre as principais mudanças.

João Bosco Bezerra confirmou a notícia dada pelo governador Jaques Wagner, durante visita ao Sul da Bahia, de que empresas aéreas que operam em Ilhéus já teriam solicitado “slots” (janelas para abertura de novos voos comerciais) e, com isso, novos voos deverão ser anunciados nas próximas semanas.

O primeiro voo inédito será operado pela empresa Gol e já tem dia e hora marcados. Será neste sábado (19), com chegada prevista para as 5h50 e decolagem às 6h50. Inicialmente, o voo acontecerá aos sábados e domingos, saindo de São Paulo, com conexão em Ilhéus e Salvador, retornando logo depois para a capital paulista. Este novo procedimento representa a retomada operacional do Aeroporto Jorge Amado, que há mais de um ano teve reduzidos voos, passageiros e movimentação de cargas em função de restrições impostas pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), que reivindicava mais segurança no aeroporto, um dos mais importantes da Bahia

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116889 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.