MP denuncia cinco por furto de provas do Enem

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Brasília – O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) ofereceu denúncia à 10ª Vara Federal Criminal de São Paulo contra cinco pessoas envolvidas no vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em outubro, às vésperas da avaliação.

Segundo o MPF-SP, o adiamento do exame causou prejuízo de cerca de R$ 45 milhões aos cofres públicos. A mudança na data de realização do exame também provocou alterações nos calendários das principais universidades do país.

Felipe Pradella, Marcelo Sena Freitas, Filipe Ribeiro Barbosa, funcionários da empresa responsável pela impressão e distribuição do Enem, além de Gregory Camilo Oliveira Craid e Luciano Rodrigues, considerados cúmplices do grupo, são acusados de crime de peculato (furto praticado por servidor público), corrupção passiva e violação de sigilo funcional.

A denúncia, assinada pelos procuradores Rodrigo Fraga Leandro de Figueiredo e Kleber Marcel Uemura, afirma que os dois acusados de serem intermediadores do grupo “forneceram as condições para que fosse tentada a venda dos bens subtraídos”.

Já os funcionários da empresa responsável pela impressão e distribuição do Enem cometeram violações de sigilo, ao vazar o conteúdo da prova, e crime de extorsão, ao pedir quantia em dinheiro pela venda da cópia do exame à imprensa, na semana anterior à realização do Enem.

*Com informação da Agência Brasil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121625 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.