Ministro Patrus Ananias, em Salvador, fala do combate à fome e à pobreza | Por Oldack de Miranda

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Ministro Patrus Ananias visita a Bahia para falar sobre o novo desenvolvimento social no Brasil.
Ministro Patrus Ananias visita a Bahia para falar sobre o novo desenvolvimento social no Brasil.

O Ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, fez palestra em Salvador nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro de 2009, sobre o tema “O novo desenvolvimento social”, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, em São Lázaro. O deputado federal Emiliano José (PT-BA) e o secretario de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia, Valmir Assunção, participaram.

Patrus fez um balanço do que foi feito em relação ao desenvolvimento social, combate à fome e à pobreza. Ele citou diversos programas, entre eles oBolsa Família. Apesar dos avanços (em 2003 os recursos destinados aos mais pobres foram da ordem de R$ 11,4 bilhões, enquanto que em 2009 chegaram a R$ 33 bilhões) existe ainda um grande desafio pela frente, já que a pobreza no País continua alta e a taxa de desigualdade está entre as maiores do mundo.

O deputado Emiliano José ressaltou que ainda há um conjunto de preconceitos com os mais pobres e muitos se perguntam: “Por que dar dinheiro aos pobres?”. O parlamentar reconhece que ainda não foram resolvidos todos os problemas sociais do Brasil e que os desafios são grandes.

“Sob o Governo Lula, enfrentamos gigantescos desafios sociais. O presidente está assegurando recursos para que a população menos favorecida sobreviva com dignidade. Começamos a revolução democrática no Brasil e espero continuarmos nesse caminho com o terceiro mandato de um mesmo projeto, elegendo a ministra Dilma Rousseff”, disse Emiliano.

Segundo o deputado, o ministro de Desenvolvimento Social cumpre um papel essencial nesse processo e a Bahia talvez seja a mais beneficiada. “A convivência política nos mostra como são os processo na direção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

O secretario Valmir Assunção disse que a concentração de renda no Brasil continua a mesma coisa e que “precisamos superar isso com a participação social e com a continuidade desta nova forma que o governo está adotando de desenvolvimento social”.

Estiveram presentes o reitor da UFBA, Naomar Almeida, o diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, João Carlos Salles, o diretor do Instituto de Psicologia da UFBA, Marcos Chaves, e o secretário municipal do Trabalho e Assistência Social, Antônio Brito.

*Oldack de Miranda, jornalista, escritor (foi co-autor do livro biográfico Lamarca, Capitão da Guerrilha), é Assessor de Comunicação e Ouvidor Especializado do DESENBAHIA.

Ministro Patrus Ananias visita a Bahia para falar sobre o novo desenvolvimento social no Brasil.
Ministro Patrus Ananias visita a Bahia para falar sobre o novo desenvolvimento social no Brasil. Na imagem, Patrus Ananias (ministro do desenvolvimento social e combate a pobreza) Ormar Monteiro (Reitor) Antonio Marcos, Emiliano José (dep. federal) Antonio Brito (sec. municipal).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112943 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]