Jornalistas novatos enfrentam riscos crescentes em zonas de conflito

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Repórteres freelancers muitas vezes entram no meio jornalístico cobrindo guerras ou outros fatos importantes. Com os avanços da tecnologia digital, é cada vez maior o número de pessoas aptas a contarem histórias de qualquer parte do mundo, informa Ian Austen doNew York Times. Segundo a reportagem do NY Tim

Repórteres freelancers muitas vezes entram no meio jornalístico cobrindo guerras ou outros fatos importantes. Com os avanços da tecnologia digital, é cada vez maior o número de pessoas aptas a contarem histórias de qualquer parte do mundo, informa Ian Austen doNew York Times.

Segundo a reportagem do NY Times, Amanda Lindhout, sem formação jornalística, trabalhava em um pub irlandês no Canadá para financiar suas viagens e cobrir zonas de perigosos conflitos armados, inclusive a Somália, onde ela ficou 15 meses em poder de sequestradores antes de ser finalmente libertada na semana passada. Amanda se recupera em um hospital de Nairobi, no Quênia, e não há previsão de alta, noticia o Toronto Star.

“Esse negócio de pessoas inexperientes entrando em zonas de conflito sem a formação ou preparação necessária é cada vez mais preocupante”, diz Rodney Pinder, editor de TV da Reuters e diretor do Instituto Internacional para a Segurança da Imprensa. “Há muita ignorância por trás desse comportamento porque as pessoas não percebem o quanto é perigoso se tornar jornalista no mundo de hoje.

*Com informação do Centro Knight.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109978 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]