Jornalista pernambucano lança em Salvador livro “Viagem ao Crepúsculo”, sobre povo cubano.

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

“Viagem ao Crepúsculo” será lançado no dia (04/12/2009), às 19:00h, na Mídia Louca, Rio Vermelho. Segundo o press-release ele revela o cotidiano do povo cubano, no cinqüentenário da Revolução Cubana. Em 2009, quando a Revolução Cubana completa 50 anos, o jornalista traz um retrato do cotidiano na ilha, a partir das conversas e vivências, durante quase um mês em Havana e no interior do país.  No final de 2007, o jornalista Samarone Lima pediu licença do trabalho, comprou passagens para Havana, e viajou com um único objetivo – conhecer de perto a vida real dos cubanos. Para isso, evitou hotéis, se hospedou nas casas dos cubanos mais simples, onde ganhou amigos e confidentes. Aos poucos, diversos relatos se transformaram num imenso mosaico sobre a vida na ilha, após 50 anos de um fechado Regime Comunista.

De vendedores do Granma, jornal oficial do Partido Comunista, a artistas, de aposentados a funcionários da saúde. Da esforçada vendedora do mercado negro de alimentos, que o hospedou, à máfia para a compra e venda de passagens de trem e ônibus. Todos contaram suas histórias, registradas somente à noite, para não chamar a atenção do regime cubano.  Poucos dias depois do retorno ao Brasil, Samarone foi surpreendido com a renúncia de Fidel Castro. Novamente, os olhos do mundo se voltaram para a mais famosa ilha do Caribe.

O panorama destes encontros, repleto de emoção, numa narrativa de tirar o fôlego, está no livro “Viagem ao crepúsculo”, publicado pela editora Casa das Musas.  Mesmo sendo autor de dois livros-reportagem (“Zé”, Mazza Edições, 1998 e “Clamor”, Objetiva, 2003), Samarone preferiu abdicar das regras clássicas do jornalismo. Não agendou entrevistas, não procurou grupos pró ou contra a revolução, não se guiou por uma pauta prévia. Mais que isso, não fez perguntas aos cubanos. Preferiu escutar, observar e registrar.

Cada dia em Cuba, se tornou uma grande aventura.  O livro, com 232 páginas, narra a preparação da viagem, a chegada a Havana, as descobertas e impasses, e leva o leitor a uma viagem pelas casas e ruas, seus labirintos e perigos, tristezas e esperanças, chegando até Camagüey, cidade no interior do país. Um retrato fiel dos últimos dias de Cuba sob o comando de Fidel.

SERVIÇO

“Viagem ao crepúsculo”, de Samarone Lima. Editora Casa das Musas, 2009. 232 páginas. R$ 30,00.  Informações para a imprensa:  Autor: Samarone Lima (samalima@gmail.com)  Tel: (81) 9488.3858  Íntegra Assessoria de Imprensa  Ana Rocha (81) 8743.0443/ (81) 3445.8586  Anarocha@integrapernambuco.com.br

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115146 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.