Jornais dos Estados Unidos pressionam Google para restringir conteúdo gratuito

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A polêmica entre os jornais e o Google pelo acesso e uso de notícias online ganhou um novo capítulo depois de o gigante da internet ter anunciado que colocará limite à informação gratuita no serviço Google News, noticia La Vanguardia.

A queixa dos editores liderados por Rupert Murdoch, propietário do grupo News Corp., levou o Google a ceder um pouco no âmbito das notícias que normalmente são obtidas por meio de assinatura, explica a BBC Mundo.

O estudo do Fair Syndication Consortium, organização que reúne 1.500 meios de comunicação dos Estados Unidos, diz que 75 mil sites publicaram ilegalmente artigos da imprensa no mês analisado e que os principais beneficiados destas cópias massivas de informação são as agências publicitárias do Google e do Yahoo, acrescenta a AFP. (O arquivo PDF em inglês do estudo está disponível aqui.)

O Google, no entanto, assegura que não é culpado pela queda da receita das publicações. “Em meio a caída das receitas e a diminuição dos recursos, os executivos frustrados da indústria buscam um bode expiatório”, escreveu o presidente do buscador, Eric Schmidt, em uma coluna no Wall Street Journal.

Leia +

As mudanças nos meios de comunicação ganham velocidade com o Facebook, segundo um estudo (EFE)
Motores de busca devem pagar por conteúdos, advertem Murdoch e a agência Associated Press (Centro Knight)

*Com informação do Centro Knight.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106596 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]