Jandaíra ganha postos do PSF, CDC e biblioteca pública

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Os dez mil habitantes de Jandaíra, a 202 quilômetros de Salvador, foram beneficiados nesta sexta-feira (11/12/2009) com a inauguração de três postos do Programa de Saúde da Família (PSF), um centro digital de cidadania (CDC) e a primeira biblioteca pública da cidade. Além disso, o município ganhou uma ambulância equipada com aparelhos modernos, capazes de prestar a primeira assistência, em caso de emergência.

Segundo o governador Jaques Wagner, a política de implementação de unidades de atenção básica é a mais importante na área da saúde. Para ele, o hospital deve ser o último recurso no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos que valorizar do pequeno exame, como o pré-natal, até a execução de obras de saneamento. O objetivo de todas essas obras é garantir qualidade de vida às pessoas que dependem do Estado”, afirmou.

Juntos, os postos do PSF podem atender três mil pessoas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Cada posto oferece remédios e atendimento médico gratuitos. Dentre as especialidades oferecidas nos postos, estão odontologia e ginecologia, possibilitando a realização de exames essenciais, como pré-natal e preventivo. Além disso, a unidade oferece atendimento domiciliar, voltado aos pacientes que estão acamados e sem condições de ir até o posto.

A secretária adjunta de Saúde do município, Tatiana Freitas, declarou que os postos vão facilitar a vida dos moradores da cidade. “Eles são fundamentais para dar mais qualidade de saúde para a população, que antes tinha que se deslocar para Rio Real. Agora as pessoas poderão ter atendimento básico, como nebulização, curativo e sutura, perto de casa”, explicou.

Quem aprovou o posto foi dona Iraci Soares. Ela criou os cinco filhos indo para Rio Real, quando eles ficavam doentes. Agora, com um posto perto de casa, ela disse que ficou melhor. “Era muito ruim. A gente tinha que se virar, providenciando carro para levar as crianças para Rio Real. Ficou ótimo esse posto aqui”, comemorou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123186 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.