Investimentos melhoram qualidade de vida dos baianos, diz Wagner

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

 Com um discurso otimista e usando o recurso do comentário para resumir a movimentada agenda da semana passada, o governador Jaques Wagner atualizou os ouvintes de seu programa de rádio com as últimas e principais ações de sua gestão na última semana como saúde, educação e atração de novos investimentos. Sobre a recuperação da economia, Wagner demonstrou confiança e revelou que os números da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (Icms) trazem um cenário de boas perspectivas. “Tenho certeza que 2010 será um ano melhor para a economia, mais emprego e, evidentemente, mais arrecadação para fazermos mais por quem mais precisa na Bahia”, previu.

As declarações foram feitas no programa Conversa com o Governador desta terça-feira (8). O conteúdo é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia e disponibilizado para reprodução em emissoras de rádio, sites, blogs, jornais e outros meios. A rádio Educadora FM 107,5 Mhz reproduz o programa toda terça-feira, a partir das 7h30 da manhã. Também é possível baixar o conteúdio em áudio MP3 na páginahttp://www.comunicacao.ba.gov.br/conversa.

O bom desempenho na arrecadação do Icms, que atingiu R$ 902 milhões em novembro – crescimento de 6% em relação ao ano passado – deixa um ambiente de maior confiança e para Wagner é um dos sinais de que o Estado está saindo da crise econômica com muito mais credibilidade. “O FPE [Fundo de Participação dos Estados], que é a transferência [de recursos] do Governo Federal, cresceu mais de 24%. E, portanto, eu posso dizer que a economia volta a crescer”.

O governador aproveitou para comentar o que continua considerando como prioridade, a partir deste novo cenário de aumento da arrecadação, e garantiu a expansão de investimentos para “melhorar as condições de vida das pessoas”. Nesta direção, estão as obras de infraestrutura, o uso transparente de recursos, o combate a corrupção, a construção de estradas, o abastecimento de água, o fornecimento de energia elétrica, construção de hospitais regionais e outros equipamentos para melhorar a oferta de saúde, atração de novos investimentos para gerar mais emprego e renda. “E desta forma nos tornamos um estado atraente para novos investimentos – que são o que dinamiza a economia, melhora a geração de emprego e, portanto, aumenta a riqueza do nosso estado”.

Um exemplo recente desta política de descentralização dos investimentos é a instalação da Mina Santa Rita, que pertence a Mirabela Mineração do Brasil. A mina localizada na região do Médio Rio de Contas, município de Itagibá, foi inaugurada na última sexta-feira e a maior descoberta da América Latina dos últimos dez anos, exatamente no dia em que a cidade de Ipiáu, que fica na mesma região ganhava a reforma do Hospital. “A Bahia cada vez mais aponta para ser uma liderança no Nordeste e um Estado que atrai muito – por tudo que estamos fazendo, mas, principalmente, pela qualidade da nossa gente, pela qualidade da nossa mão-de-obra”, refletiu.

Na área da saúde, Wagner reafirmou que acredita Sistema Único de Saúde (SUS) porque o modelo público assegura atendimento que vai do Posto de Saúde da Família até a ponta do serviço que é o internamento hospitalar de alta complexidade. Também citou as recentes inaugurações da reforma na Maternidade Tsylla Balbino, do Centro de Saúde do Curuzu Mãe Hilda e do Hospital Eládio Lasserre, de Cajazeiras – que teve o número de leitos triplicado e mais 100 novas vagas Segundo ele, todas as intervenções atenderam ao conceito de serviço de excelência e boa qualidade. “O que está claro para a população é que todos eles foram feitos com muito carinho, equipamentos da melhor qualidade”. Ao comentar a diferença do que sua gestão tem produzido na área da saúde em relação a anos anteriores, brincou e repetiu uma expressão popular ‘oh, tá tão caprichado que daqui a pouco vão dizer que o povo simples não é para entrar’.

O final da edição do Conversa com o Governador foi dedicado à solenidade de formatura do programa Todos Pela Alfabetização (Topa). De acordo com o governador, o Topa é o maior e melhor programa de alfabetização em curso no país e 460 mil baianos já teriam aprendido a ler e escrever. “Todos que estavam lá, no dia da formatura, puderam se emocionar com os depoimentos muito verdadeiros de pessoas que dizem que não tiveram chances quando estavam novos, moços, e que agora na terceira idade é que acham um governo que olha pelos que mais precisam e podem se alfabetizar”. Demonstrando satisfação com os resultados do Topa, Wagner comemorou: “Estamos abrindo o mundo, os horizontes, de todas essas pessoas. E tenho certeza que com isso vamos fazer uma Bahia de todos, uma Bahia de paz, uma Bahia de respeito e dignidade”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113532 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]