Indústria puxa crescimento da economia no terceiro trimestre

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A expansão de 1,3% da economia brasileira no terceiro trimestre do ano, em comparação ao trimestre anterior, foi impulsionada pelo desempenho do setor industrial, que teve crescimento de 2,9% no período. Esta foi a segunda alta seguida registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), que divulgou hoje (10/12/2009) os dados do Produto Interno Bruto (PIB) relativos aos meses de julho a setembro.

De acordo com a gerente Contas Trimestrais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis, a indústria e os investimentos lideraram a recuperação da economia.

“Esses foram os setores que, durante a crise, haviam caído mais e, agora, estão em ritmo de recuperação”, observou.

Em relação ao mesmo período do ano anterior, no entanto, a indústria apresenta queda de 6,9%. A retração é menor do que as registradas nos trimestres anteriores, quando o setor chegou a cair 10,4% no período de janeiro a março e 8,6%, de abril a junho.

Ainda de acordo com o levantamento do IBGE, os investimentos tiveram alta de 6,5% no terceiro trimestre em relação ao segundo, registrando a maior elevação frente a um trimestre imediatamente anterior desde o primeiro trimestre de 2006. Já contra igual período do ano anterior, os investimentos caíram 12,5%, principalmente pela redução da produção interna e da importação de máquinas e equipamentos.

O consumo das famílias no terceiro trimestre teve expansão de 3,9% e registrou a vigésima quarta alta consecutiva na passagem de um trimestre para o outro, com expansão de 3,9%.

De acordo com Rebeca Palis, embora tenha sido observada redução no ritmo de crescimento em relação ao período pré-crise, ele foi sustentado pelo aumento do crédito e da massa salarial, da ocupação e do rendimento médio.

As despesas do governo tiveram elevação de 0,5% em relação ao segundo trimestre e de 1,6% sobre o mesmo período de 2008. As exportações de bens e serviços aumentaram 0,5% e as importações de bens e serviços, de 1,8% ante o trimestre anterior. Quando se observa período semelhante do ano passado, as exportações caíram 10,1% e as importações, 15,8%.

*Com informação da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110927 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]