Imprensa americana faz vista grossa à pobreza, dizem analistas

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

As famílias e indivíduos mais pobres são os mais afetados pela crise econômica, mas essas pessoas essão quase invisíveis na cobertura da imprensa dos Estados Unidos, escreve John Hanrahan para oNieman Watchdog.

O economista da Universidade de Columbia Jeffrey Sachs disse a Hanrahan que a pobreza aumentou consideravelmente no país e os meios de comunicação, por sua vez, estão ignorarando o fato. Sachs culpa o ambiente político ecoado pela imprensa que tem evitado falar de deigualdades ao ponto de evitar as palavras como “pobres” ou “pobreza”.

Hanrahan incluiu algumas cifras para demontrar o crescimento da pobreza nos Estados Unidos:

* O índice de pobreza em 2008 foi o mais alto da década nos Estados Unidos.
* A falta de acesso a alimentos aumentou 33 por cento de 2007 a 2008.
* A taxa de desemprego entre jovens homens afroamericanos chegou aos 34 por cento em outubro.

Um estudo no mês passado realizado pelo Project for Excellence in Journalism reforça essas conclusões. De acordo com o estudo, os “cidadãos comuns” —sem falar nas pessoas em condição de pobreza— fizeram parte de apenas dois por cento da cobertura econômica num período de sete meses.

*Com informação do Centro Knight.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121725 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.