GT do Turismo Náutico se reúne em Salvador

Vista aérea da Baía de Todos os Santos.
Vista aérea da Baía de Todos os Santos.
Vista aérea da Baía de Todos os Santos.
Vista aérea da Baía de Todos os Santos.

Grupo de Trabalho interministerial, coordenado pelo MTur, discute regulamentação do setor. Fiscalização, legislação para permanência de embarcações estrangeiras em águas brasileiras, investimentos e capacitação profissional para atender demandas dos cruzeiros marítimos e da indústria nacional. São alguns dos assuntos na pauta do grupo de Trabalho de Turismo Náutico reunido, nesta sexta-feira (18/12/2009), em Salvador (BA).

Na abertura dos trabalhos o secretário estadual de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, fez uma apresentação do Plano Estratégico do Desenvolvimento do Turismo Náutico da Baía de Todos os Santos. O projeto, fruto de um convênio entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Setur-BA, mapeou e analisou o potencial de desenvolvimento do Turismo Náutico e servirá de modelo para outros estados.

“Estamos recolhendo contribuições das diversas entidades que compõem o GT e deveremos apresentar o plano à sociedade em janeiro de 2010”, conta o secretário. Segundo ele, o plano contempla questões como a formação de mão-de-obra para o segmento, normatização, incentivos fiscais para importação de equipamentos e para a indústria local.

Nesta última reunião do ano, os integrantes do GT fazem um balanço das últimas reuniões e definem ações para 2010. Os trabalhos são coordenados pelo diretor do Departamento de Articulação, Estruturação e Ordenamento Turístico do Mtur, Ricardo Moesch.

O GT de Turismo Náutico tem objetivo de traçar uma política de gerenciamento do setor, definindo estratégias de gestão, investimentos e capacitação. Coordenado pelo MTur, o grupo é composto de representantes do Departamento de Polícia Federal, da Secretaria Especial de Portos, Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, Marinha e de empresas e entidades do setor.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108167 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]