Governo vai tentar colocar em votação entrada da Venezuela no Mercosul

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Os líderes dos partidos que apoiam o governo se reuniram nesta terça-feira (1º/12/2009) e decidiram colocar em votação na sessão de amanhã (2) o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul (PDS 430/08). O líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), admitiu, no entanto, que a votação depende de quorum.

Participaram da reunião os líderes do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), do PT, Aloizio Mercadante, do PMDB, Renan Calheiros (AL), do PSB, Antonio Carlos Valadares (SE), do PRB, Marcelo Crivella (RJ), do PP, Francisco Dornelles (RJ), e do PR, João Ribeiro (TO).

Os líderes dos partidos de oposição DEM e PSDB não participaram do encontro, já que estavam reunidos para discutir a crise política no Distrito Federal. Eles pediram, inclusive, o adiamento da votação (ordem do Dia) desta terça-feira (1º) em Plenário, até que terminassem a discussão em torno do Caso Arruda.

Na semana passada, em reunião que contou com a participação dos oposicionistas, ficou acertado que a votação do protocolo de adesão aconteceria em 9 de dezembro. No entanto, segundo Mercadante, o governo teme pela ausência de senadores em Plenário na próxima semana, devido à realização, em Copenhague, da conferência mundial sobre o clima.

Do encontro da base aliada surgiu uma nova lista de prioridades, apresentada à Mesa Diretora. Até o término da reunião, o DEM e o PSDB ainda não havia sido consultados sobre sua posição a respeito da nova lista.

Além do substitutivo do senador Mercadante ao PLS 150/06, que trata do combate ao crime organizado, e da PEC 41/08, que institui o piso salarial de policiais e bombeiros, a relação inclui, por exemplo, o PLC 32/09, que institui normas para licitações e contratos da administração pública; e o PLS 303/08, que autoriza a criação da Agência de Fomento do Centro-Oeste.

A sessão legislativa de 2009 se encerra em 22 de dezembro. Mas antes disso o Congresso deve finalizar a votação da Lei Orçamentária Anual.

*Com informação da  Agência Senado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123215 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.