Governo da Bahia investiu mais de R$ 20 milhões para fortalecer o turismo no Litoral Norte nos últimos três anos

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
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Governo da Bahia investiu mais de R$ 20 milhões para fortalecer o turismo no Litoral Norte nos últimos três anos.
Governo da Bahia investiu mais de R$ 20 milhões para fortalecer o turismo no Litoral Norte nos últimos três anos.

A zona turística Costa dos Coqueiros, no Litoral Norte da Bahia, já recebeu mais de R$ 20 milhões em investimentos públicos nos últimos três anos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (10/12/2009) pelo secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, durante a abertura do III Fórum Comunidades e Turismo, que será realizado até domingo, em Lauro de Freitas.

De acordo com o titular da Setur, os recursos aplicados pelo Estado por meio de programas próprios e pelo Prodetur foram direcionados para obras de infraestrutura, melhoria da qualidade dos serviços e capacitação profissional. “Um exemplo disso é a obra de esgotamento sanitário na localidade de Imbassaí, cujo investimento é de aproximadamente R$ 9 milhões”, destaca Leonelli.

Na área de capacitação profissional, estão em andamento, seis turmas com mais de 250 pessoas matriculadas em cursos de até 200 horas de duração nas cidades de Camaçari, Lauro de Freitas e Mata de São João. Já no que se refere à melhoria da qualidade dos serviços, Leonelli ressaltou a reforma, ampliação e construção dos SAT’s (Serviço de Atendimento ao Tuirista) em Lauro de Freitas e Praia do Forte e a implantação de um centro de qualificação profissional em Imbassaí cujo investimento é de R$ 4 milhões.

Outro assunto abordado pelo secretário durante a abertura do evento foi a produção associada ao turismo. Ele defende que os municípios e localidades de potencial turístico não dependam apenas da hotelaria para gerar emprego e renda. “Fizemos uma pesquisa-piloto em Praia do Forte e constatamos que é preciso saber toda a cesta de consumo dos hotéis existentes no Estado para a formação de arranjos produtivos locais previstos no Programa de Desenvolvimento  da Cadeia Produtiva do turismo”, disse.

O programa faz parte do eixo de Integração Econômica da estratégia do governo estadual para o setor denominada Terceiro Salto do Turismo na Bahia.

No estudo piloto realizado em Praia do Forte foi constatado que os lençóis e roupas de cama são adquiridos, em sua maioria (89%), nos estados de São Paulo e do Paraná. Com relação aos móveis e utensílios, os principais mercados emissores são Salvador e São Paulo, que correspondem à metade do itens e a Espanha, que sozinha representa 49,8% do material.

Já no que se refere aos alimentos, os dados são ainda mais surpreendentes. Mesmo com todo o potencial de peixes e mariscos nas baías de Camamu e Todos-os-Santos e também no próprio Litoral Norte, mais de três quartos das dez toneladas de peixe consumidas por mês pelos meios de hospedagem de Praia do Forte vêm de Pernambuco.

O mesmo acontece com as carnes e aves que, em sua maioria, vem de São Paulo, Salvador, Paraná  e Santa Catarina.

Preparação para a Copa 2014 também foi discutida no fórum 

Durante a tarde, a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, falou sobre as oportunidades que serão voltadas para o Estado com a realização da Copa do Mundo de 2014, em Salvador.

Segundo ela, os principais legados deixados pelo evento serão a extensa visibilidade da Bahia como destino turístico no exterior, a melhoria da infraestrutura de acessos e a recuperação de pontos e equipamentos turísticos e a possibilidade de realizar outros eventos no futuro. “Durante um mês as manchetes dos jornais de todo o mundo serão voltadas para a Copa e isso representa um momento ímpar para projetar a imagem da Bahia no exterior”, afirmou.

Emília Silva também destacou algumas estratégias a serem implementadas na área de promoção do estado como destino como a realização de promoção na África do Sul em 2010, realização de fam tours e press trip’s para jornalistas especializados e operadores e melhoria na oferta de serviços turísticos.

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