Ministro Geddel Vireira Lima acusa Governo Wagner de não ter agido a tempo contra a meningite

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Em seu comentário semanal na Rádio Metrópole, que foi ao ar nesta segunda-feira (07/12/2009), o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima disse que não lhe tranquilizaram as palavras do governador Jaques Wagner garantindo não haver motivo para alarme com relação à meningite no estado: “Não deve ser essa a opinião das familias das vítimas da meningite. E o interessante é que o governo só começou a se mexer quando a meningite começou a atingir a classe média da capital”.

O ministro afirmou que “até gostaria de poder elogiar as conquistas da Bahia e dos baianos, mas isso infelizmente não tem sido possível no atual governo”. Ele citou o caso da vacinação contra a meningite, que o Governo do Estado está anunciando para seu calendário de 2010. Para Geddel, “essa seria uma medida digna de aplauso, se tivesse sido tomada no tempo certo, mas a verdade é que a situação já vinha sinalizando a sua gravidade, sem que isso tivesse chamado a atenção da área de saúde do Governo do Estado ou tivesse servido de base para um planejamento de médio prazo”.

Para Vieira Lima, até alguns dias atrás a atitude do governo “fazia parecer que estávamos no melhor dos mundos, tanto que em outubro, quando foram confirmados oito casos de meningite com quatro mortes lá em Porto Seguro, o Governo do Estado, na pessoa do seu secretario da Saúde, Jorge Solla, deu-se ao luxo de dizer que o problema era pontual e que já estava controlado, palavras ditas de forma precipitada e com escasso senso de responsabilidade”.

O ministro da Intergação Nacional citou números publicados pelo jornal O Globo, que relatou a ocorrência, de novembro para cá, de mais de 1.200 casos de meningite com mais de 120 mortos em diversas regiões da Bahia: “Ou seja, nunca se tratou exatamente de um problema pontual, como afirmou o secretário de saúde, e muito menos controlado”.

Geddel disse, ainda, não ter entendido por que o Governo do Estado não providenciou logo uma quantidade de vacinas suficiente para atender as necessidades de toda a população: “Se está morrendo gente de todas as idades, por que essas vacinas, que chegarão apenas em janeiro, atenderão somente as crianças de até 5 anos?”. Para ele, diante da gravidade da situação, essas perguntas deveriam ser respondidas pelo próprio governador a toda a população.

O ministro encerrou o seu comentário observando, “com tristeza”, que mais uma vez era “obrigado a tratar do que a Bahia vem deixando de conquistar, porque nossa realidade tem sido muito mais de recuos do que de avanços, muito mais de perdas do que de conquistas”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111049 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]