Estradas beneficiam regiões de Jacobina e Várzea do Poço

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Duas importantes intervenções do Governo do Estado melhoraram a qualidade da infraestrutura viária e ampliaram a capacidade de escoamento da produção e de transporte de passageiros nos territórios da Bacia do Jacuípe e Piemonte da Diamantina. As inaugurações acontecem na manhã desta terça-feira (08/12/2009) com a presença do governador Jaques Wagner e outras autoridades. A primeira cidade do roteiro de entregas é Várzea do Poço, que recebe a visita oficial por volta de 9 horas da manhã. De lá, a comitiva segue para o município de Jacobina.

Várzea do Poço 

O trecho da BA-417 que liga os municípios de Serrolândia e Várzea do Poço tem 12,4 quilômetros de extensão e foi totalmente recuperado. Foram realizados os serviços de restauração e pavimentação em tratamento superficial duplo. A obra beneficia 75 mil pessoas dos municípios de Serrolândia, Várzea do Poço, Quixabeira, Várzea da Roça e São José do Jacuípe e ainda favorece o escoamento da agropecuária da região. O investimento foi de R$ 5,3 milhões. Com extensão territorial de 220 quilômetros quadrados Várzea do Poço tem população estimada em 8,9 mil habitantes. A cidade foi emancipada em 1962 e atualmente a prefeitura é comandada por Paulo Ferreira. As principais atividades econômicas são a produção de mandioca e banana, e criação de aves e bovinos.

Jacobina 

Já por volta das 11 horas da manhã o governador Jaques Wagner entrega a recuperação do trecho da BA-144 que liga a vila de Caatinga do Moura ao entroncamento com a BA-368 (povoado de Lage do Batata). A obra beneficia 125 mil pessoas dos municípios de Várzea Nova, Jacobina, Ourolândia, Umburanas, Mirangaba e Caém, além de favorecer o escoamento da produção da agropecuária e mineração da região. O investimento foi de R$ 2,6 milhões. São 10 quilômetros de extensão. Foram realizados os serviços de restauração e pavimentação em tratamento superficial duplo. Com extensão territorial de 2.320 quilômetros quadrados, Jacobnina tem cerca de 78 mil habitantes. A cidade foi emancipada em 1880 e atualmente a prefeitura é comandada por Valdice da Silva. As principais atividades econômicas são a produção de mandioca e sisal, e a criação de aves e bovinos. Jacobina tem, ainda, uma expressiva produção de ouro, sendo que a origem do município se deu com a corrida de bandeirantes paulistas e portugueses, no século XVII, às minas de ouro descobertas na região.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108903 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]