Estado apresenta balanço das ações do PAC na Bahia

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Durante a última reunião do Fórum dos Gestores do Governo Federal na Bahia, realizada nesta sexta-feira (04/03/2016) no auditório do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), a chefe da Casa Civil do Estado, Eva Chiavon, apresentou um balanço parcial das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Bahia. Até agora, 81,3% das obras que são executadas exclusivamente pelo Estado já estão em andamento.

Para a Bahia estão destinados R$ 25,2 bilhões. Desse total, só R$ 2,73 bilhões são administrados pelo governo estadual. De acordo com Eva Chiavon, os recursos estaduais estão sendo investidos em habitação, saneamento básico, infraestrutura e recursos hídricos.

“O outro montante quem administra é o governo federal, em recuperação de BRs, por exemplo. Do que nós, Estado, administramos, mais de 80% já estão em execução. Já usamos a verba no Sistema Viário Dois de Julho, na Via Expressa e no programa Água para Todos, carro-chefe do governo da Bahia, dentre outros”, afirmou.

Em saneamento básico, que integra o Água para Todos, está sendo destinada 70,7% da verba, o que possibilita levar água de qualidade para o povo baiano. O programa envolve ainda um trabalho voltado aos municípios que têm menos de 50 mil habitantes, alto índice de mortalidade e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nele estão englobadas ações como saneamento, água em escolas, água em remanescentes quilombolas e saneamento rural.

Já dentre os principais projetos desenvolvidos no setor de infraestrutura com recursos do PAC, estão o Porto Sul, que ainda é uma ação preparatória e servirá para solucionar o gargalo existente nos principais portos baianos voltados para o escoamento da produção do estado e das regiões Oeste e Norte do país, o estaleiro/indústria naval, que está em negociação, a Via Expressa, que está em obra e até 2010 terá três etapas concluídas, e o Sistema Viário Dois de Julho, que já está pronto.

Todos os dados foram apresentados aos representantes de 25 órgãos federais que participaram do fórum. Para Eva Chiavon, esta foi uma oportunidade de se mostrar o trabalho desenvolvido pelo governo baiano.

“É um evento importante, porque nos dá a oportunidade de levar conhecimento aos que coordenam a gestão federal na Bahia. Além disso, nos possibilita mostrar a eles a integração dos projetos do governo do presidente Lula e do governador Jaques Wagner também no PAC, que são obras fundamentais para o desenvolvimento do estado e do povo baiano”, explicou.

Segundo a coordenadora do fórum, Ana Villasboas, o objetivo do evento é fortalecer as ações do governo federal e aproximar os órgãos, “buscando otimizar o tempo na solução dos problemas”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111097 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]