Estado apoia realização do Fórum Social em Salvador

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O Fórum Social Mundial Temático Bahia (FSMT-BA) será lançado neste sábado (19/12/2009), às 9h, no auditório do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, no bairro de Nazaré. O evento contará com a presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de entidades da sociedade civil organizada e ongs. O fórum baiano acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2010, em Salvador.

O Fórum Social Temático da Bahia e o Fórum de Porto Alegre serão os primeiros eventos do calendário de 2010. O FSMT Bahia será realizado logo após o Fórum da Grande Porto Alegre, que será realizado entre 25 e 28 de janeiro. Na capital gaúcha, ocorrerá, entre outros eventos, um seminário de balanço e perspectivas dos 10 anos de criação do FSM.

Na Bahia, a programação será dividida em três dimensões temáticas: um Diálogo de Respostas à Crise, quando representantes de organizações nacionais e internacionais da sociedade civil devem se encontrar para difundir suas propostas de um outro mundo possível, os Diálogos e Controvérsias, que celebrará encontros entre atores sociais e governos da América Latina e da África, comprometidos com novas perspectivas econômicas, sociais e ambientais, e o Fórum de Culturas Periféricas.

O FSMT-BA, apoiado pelo Governo do Estado, tem um forte conteúdo relativo às questões religiosas, raciais e culturais de matriz africana. Por isso, servirá como ponte entre a Bahia e Dacar, que sediará o Fórum Social Mundial em 2011. O Fórum em Salvador deve reunir integrantes de movimentos sociais e chefes de estado. A expectativa é de que, em Salvador, cerca de 50 mil pessoas participem do evento, que estará completando dez anos de existência e será realizado, simultaneamente, em diversas partes do mundo.

Por decisão do Conselho Internacional do FSM, nos anos pares, como 2010, ocorrem fóruns múltiplos. Nos ímpares, um só fórum unificado. Em 2011, o Fórum Social Mundial será em Dacar, Senegal. O primeiro Fórum Social Mundial aconteceu na cidade de Porto Alegre – Brasil, em 2001, com o tema Outro Mundo é Possível. Já ocorreram nove encontros mundiais, sendo quatro no Brasil, todos na cidade de Porto Alegre (2001, 2002, 2003 e 2005). Em 2006 o fórum foi realizado simultaneamente em Bamako-Mali, Caracas-Venezuela e Karachi-Paquistão. Em janeiro de 2008, no encontro de Nairóbi-Quenia-África, ficou definido que o FSM daquele ano seria descentralizado pelo mundo, sendo realizado em diferentes continentes, países e cidades.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109903 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]