Deputada, Antonia Pedrosa, cobra do ministro da Educação a implantação da Universidade Federal do Oesteão da univere

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento científico e a reflexão educacional, a deputada Antônia Pedrosa (PMDB), por meio de indicação apresentada na Assembleia Legislativa, solicitou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, agilização da regulamentação da Universidade Federal do Oeste baiano, com sede no município de Barreiras. Segundo a parlamentar, a Bahia tem mais de 12 milhões de habitantes, no entanto possui apenas duas universidades federais. Ela ainda argumentou que outros estados, a exemplo de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, têm várias universidades federais atuando em seus territórios. Pedrosa ressalta que o estado possui quatro universidades estaduais que vêm atuando em diferentes municípios, prestando relevantes serviços educacionais na área de ensino, pesquisa e extensão.

“A população estudantil com 15 a 24 anos situa-se num índice superior a 20% do total de habitantes, clamando por mais vagas no ensino superior, por mais educação na Região Oeste, para que não haja mais necessidade de deslocamento da população estudantil para Salvador, que fica a 900 km de distância de muitas cidades, ou de Brasília, que fica a mais de 500 km da principal cidade da região, que é Barreiras”, destaca a peemedebista, que ainda fala sobre a importância dos 39 municípios baianos, que contribuem na questão social, econômica e cultural para a Bahia como um todo, pois apresentam uma geografia constituída de chapadas, encostas e vales, com água abundante e solos facilmente mecanizáveis.

Os índices de desenvolvimento do Oeste, de acordo com a parlamentar, já vêm desde a década de oitenta, com a cultura da soja, que responde hoje por mais de R$ 1,5 milhão de toneladas, projetando o crescimento regional e possibilitando a diversificação da agricultura do milho, do arroz, do feijão, do café e do algodão, aliando-se a tudo isso o pólo exportador de frutas que vem sendo cada vez mais ampliado. “A Região Oeste apresenta também um grande potencial para a exploração do turismo ecológico, que é um outro fator de relevância econômica e que vem estimulando o desenvolvimento humano e social”, reforçou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116883 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.