Crédito deve crescer 20% em 2010, projeta diretor do Banco Central

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

O volume total de crédito deve chegar a 48% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de bens e serviços produzidos no país) em 2010, um crescimento de 20% na comparação com 2009.

A informação foi dada hoje (22/12/2009) pelo o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Mário Mesquita, ao apresentar o Relatório Trimestral de Inflação.

Neste ano, a estimativa é que esse volume corresponda a 45,3% do PIB, com crescimento de 16% em relação a 2008.

Segundo Mesquita, a renda melhor e as taxas de juros mais baixas estimulam as famílias a tomar mais crédito.

O diretor disse ainda os bancos privados devem retomar de forma mais intensa a concessão de crédito. Neste ano, durante a crise financeira internacional, os bancos públicos lideraram a liberação de empréstimos.

“É natural que na medida em que esses bancos [privados] sintam-se mais confortáveis com a situação da economia, busquem recapturar fatias de mercados conquistadas pelos bancos públicos ao longo da crise”, disse Mesquita.

As projeções do BC são de que o crescimento do crédito dos bancos públicos será de 29,2%, neste ano, e de 17,1% em 2010. Os bancos privados nacionais devem apresentar expansão de 10,6% em 2009 e de 20,4% no próximo ano. As instituições privadas estrangeiras crescerão, nos mesmos períodos,1,9% e 24,5%.

Segundo Mesquita, neste ano o crédito com recursos livres crescerá 10,8%, e em 2010, 18,3%. O crédito com recursos direcionados (destinados basicamente aos setores rural, habitacional e de infraestrutura) deve ter expansão de 26,9%, em 2009, e de 23,1% no próximo ano.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121871 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.