Congresso aborda obrigatoriedade do diploma do Jornalista

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Congresso aborda obrigatoriedade do diploma do Jornalista.
Congresso aborda obrigatoriedade do diploma do Jornalista.

A abertura oficial do X Congresso de Jornalista da Bahia aconteceu ontem no Auditório Astor Pessoa. Diversas personalidades do meio jornalístico estiveram presentes na cerimônia de abertura, que contou com uma mesa redonda e uma palestra do deputado federal Emiliano José (PT-BA).

Para iniciar o evento as crianças do coral “Cantando o Amanhecer” presentearam o público com as interpretações de canções da Música Popular Brasileira. Logo depois, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho abriu a mesa redonda. O tema da noite foi em torno da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar o diploma do jornalista. A prefeita declarou o seu apoio aos jornalistas e falou sobre a luta para reverter o quadro. “É preciso criatividade dos jornalistas como na ditadura para poder passar essa fase”, comentou.

Em seguida o deputado estadual, Álvaro Gomes (PCdoB – BA) tomou a palavra.  O deputado ressaltou a importância da situação para a categoria. “É um momento de reafirmação do jornalista”. Álvaro Gomes lançou em 1989 no Sindicato dos Bancários da Bahia o único jornal sindical diário, que está em atividade até hoje. A jornalista Helô Sampaio, anfitriã do Congresso, aproveitou para agradecer a presença do público e ressaltou a importância da discussão do tema para os jornalistas.

A diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Valci Zuculoto também esteve presente no Congresso e chamou a atenção sobre a não obrigatoriedade do diploma. “A decisão do STF não atinge só aos jornalistas, mas toda a sociedade, pois compromete a qualidade do jornalismo”, falou.

O Secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida abordou sobre a dificuldade da discussão da comunicação. “O tabu de se discutir comunicação no Brasil está sendo quebrado”. O Secretário defendeu também a programação regional na televisão, o que geraria mais emprego para os jornalistas baianos.

Ao final da mesa redonda, a presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (SINJORBA), Kardelícia Mourão ressaltou a luta do sindicato em defesa do diploma.

A Mídia e a Política 

Após a mesa redonda, deu-se início a palestra do deputado federal e jornalista Emiliano José. Com o tema “Quem tem medo do Diploma e da Democratização dos Meios de Comunicação?” o deputado falou sobre a discussão e democratização da comunicação, citando a 1ª Conferência de Comunicação do Estado da Bahia como um passo importante.

Outro assunto que Emiliano José ressaltou foi sobre a relação da mídia e da política, em que a primeira influencia na segunda e que o seu poder está concentrado nas mãos de poucos grupos. O deputado encerrou abordando a Lei de Imprensa no Brasil. “A lei de imprensa foi derrubada e ela é tão necessária quanto o diploma”, afirmou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115124 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.