Concluído último trecho do emissário submarino da Boca do Rio

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Concluído último trecho do emissário submarino da Boca do Rio.
Concluído último trecho do emissário submarino da Boca do Rio.

O afundamento do último trecho da tubulação do novo emissário submarino, nesta quarta-feira (16/12/2009), ao largo da Praia dos Artistas, na Boca do Rio, deu sequência à implantação do novo Sistema de Disposição Oceânica do Jaguaribe, um investimento da Embasa que vai permitir a expansão do índice de atendimento com esgotamento sanitário em Salvador, e o atendimento, com destinação final adequada de efluentes, ao sistema de esgotamento que será implantado em Lauro de Freitas. A obra vai garantir o atendimento a 1,6 milhão de pessoas.

Numa operação que transcorreu de acordo com cuidadoso planejamento, iniciada na manhã de terça-feira (15), mais 800 metros de tubos em Polietileno de Alta Densidade (Pead) foram conduzidos por oito embarcações de serviço, desde Mapele, na Baía de Aratu, até o ponto de encontro com o emissário terrestre do sistema, na Boca do Rio.

No início da manhã desta quarta-feira (16), a tubulação, com 1,6 metro de diâmetro, fabricada em material termoplástico e resistente a impactos, foi submersa lentamente, sob a supervisão de mergulhadores, e fixada ao leito do oceano por anéis de concreto. O emissário submarino, totalmente assentado, tem 3,6 quilômetros, sendo que a sua parte final, onde estão instalados os difusores, está a uma profundidade de 45 metros, possibilitando a dispersão adequada, com segurança ambiental, dos efluentes.

O novo sistema deve estar concluído num prazo de cinco meses e representa um investimento de R$ 205 milhões. Os recursos são oriundos de Parceria Público Privada e do PAC Saneamento. No momento, o emissário terrestre, com 1,7 quilômetro, já está assentado e em fase de limpeza da tubulação. Com a implantação dos 3,2 quilômetros de tubulação do emissário submarino, resta executar a união entre as duas tubulações, por meio de um trecho de 450 metros que será escavado na rocha, partindo de terra para o mar, até vencer a arrebentação, pelo método conhecido como Pipe Jacking.

A implantação das outras unidades que compõem o SDO Jaguaribe também prosseguem no cronograma previsto, como é o caso da Estação Elevatória do Saboeiro e Estação de Condicionamento Prévio, localizada à margem da avenida Jorge Amado, em fase final da montagem de equipamentos.

Segundo o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, após a conclusão do SDO Jaguaribe e das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Salvador, a capital baiana chegará a um índice de 90% de atendimento com coleta, tratamento e disposição final de esgotos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111194 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]