Ciclo de palestras discute o planejamento da Bahia até 2023

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A Ferrovia Oeste-Leste, que cortará 32 municípios baianos, vai ligar Figueirópolis, em Tocantins, a Ilhéus, na Bahia. A obra, que deve começar em maio de 2010, vai servir para escoar a produção agrícola e mineral do estado e do Centro-Oeste brasileiro. Os produtos poderão ser exportados pelo Porto Sul, que será construído em paralelo à ferrovia. Este foi um dos projetos apresentados nesta quinta-feira (17/12/2009), no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, durante a abertura do ciclo de palestras Pensar a Bahia.

Os debates servirão para se elaborar propostas de desenvolvimento do estado até 2023, quando a Bahia completa 200 anos de independência. Segundo o governador Jaques Wagner, o ciclo é de extrema importância para o estado, porque até 2023 a Bahia estará sediando eventos importantes, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

“Se não tem planejamento, não acredito em desenvolvimento. Você traça o objetivo, constrói as prioridades, a metodologia de trabalho, e assim as coisas vão acontecendo. Portanto, planejar, pensar o futuro é garantia de desenvolvimento”, explicou o governador.

Uma vez por mês, até março, representantes da sociedade civil, empresários e gestores governamentais discutirão temas como infraestrutura, mobilidade urbana, saúde e segurança pública.

Para o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, o evento é uma grande oportunidade de refletir sobre as tendências de investimento e as prioridades para os próximos anos.

“É um olhar sobre a Bahia, no sentido de envolver a sociedade e estudar e preparar um cenário para o desenvolvimento. Esse ciclo faz parte de um projeto para remodelar completamente a infraestrutura e pensar num novo desenvolvimento sobre o eixo da infraestrutura para crescer na equidade social, ou seja, distribuir a riqueza. Deveremos pensar a Bahia para os 200 anos da independência de todas as formas, inclusive a econômica”, disse Pinheiro.

O diretor-geral do Banco do Nordeste, José Alencar, declarou que a Bahia é um estado com grande potencial e que atrai o banco para investir. “Temos vários projetos no estado. Praticamente o maior nível de aplicações do banco no país está na Bahia, com projetos de infraestrutura, na área da agricultura familiar, além de financiamentos no agronegócio”, informou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110943 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]