CCJ aprova diploma para jornalista

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Com voto do senador César Borges (PR-BA), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta manhã (02/03/2016) a PEC 33/2009 que restabelece o diploma para o exercício da profissão do jornalista. César Borges justificou que os jornalistas têm direito à regulamentação da profissão, conforme a Constituição do país. Além disso, a própria Constituição criou o instituto do “sigilo da fonte” que só tem sentido com o reconhecimento da profissão de jornalista. O projeto foi apresentado pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

 O relator, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), apresentou substitutivo prevendo que a atuação de colaboradores em empresas de comunicação será definida em lei específica. O relator manteve norma prevista no texto original, segundo a qual a exigência do diploma é facultativa a jornalistas provisionados. Em acordo no momento da votação, também foi garantido que colaboradores sem diploma de jornalista possam escrevem para jornais e revistas, desde que os textos sejam assinados e informem a área de sua especialidade.

Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.