Casa do Sertão expõe artesanato sobre o distrito de Jaguara

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Casa do Sertão expõe artesanato sobre o distrito de Jaguara.
Casa do Sertão expõe artesanato sobre o distrito de Jaguara.

Encontra-se em exposição no Museu Casa do Sertão da Uefs peças de artesanato regional de autoria do artesão Vicente Paulo, morador do distrito de Jaguara, no município de Feira de Santana.

Com o tema Animais e Vegetação de Jaguara, a exposição é composta de 30 peças em barro e madeira que retratam elementos do mundo rural do distrito como animais da pecuária, bem como a fauna local e aspectos do cotidiano através de uma visão particular do artesão.

As peças foram elaboradas através de reaproveitamento de materiais como pedras, galhos e troncos de árvores mortas encontrados na localidade. Segundo o artesão, aproveitando as formas dos troncos e galhos para expressar a realidade regional do sofrimento do homem sertanejo.

A exposição ficará em cartaz até 26 de fevereiro de 2010, das 8 às 11h45 e das 14 às 17h45 (segunda a sexta), na Sala de Exposições Temporárias Dival Pitombo no Museu Casa do Sertão da Uefs, campus universitário. Os telefones para contato e agendamento de visitas através dos números 3224-8099/ 8399/ 8316.

Vívian Leite – Ascom/Uefs

10 de dezembro de 2009

Sobre o Artesão

Por Vicente Paulo

No dia 19 de Julho de 1957 nasceu o menino Vicente Paulo Lima Sampaio, no distrito de Jaguara. Em épocas difíceis, assolado pela seca, animais morrendo, urubus fazendo banquete com os restos dos animais mortos pela fome: era uma visão desoladora.

Debaixo de um sol escaldante, saía Vicente e sua mãe, para andar quilômetros a fim de encontrar uma fonte de água, onde se serviam juntos com os animais… (alguns que ainda restavam). Sentavam em baixo de um joazeiro e ali sua mãe começava a lavar suas roupas.

Menino travesso, inquieto, começava a incomodá-la. Para deixá-la trabalhar, ela apanhava o barro (argila) da própria fonte e com seus dedos habilidosos, que adquiriu de tanto costurar, começou a moldar tudo. Vicente ficava ali observando, atentamente e prazerosamente, sua mãe criar formas. Dali nasceu sua vontade e seu prazer pelo artesanato, arte pela qual busca até hoje ser um pontinho luminoso no universo, se Deus assim lhe permitir.

Fonte: ASCOM/UEFS

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115100 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.