Cantor brasileiro toca samba em evento no Trinity College

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Cantor brasileiro toca samba em evento no Trinity College.
Cantor brasileiro toca samba em evento no Trinity College.

José Paulo foi o convidado especial do Trinity Samba Ensemble.

Na última sexta-feira, o Trinity College em Hartford, Connecticut, sacudiu ao som do samba do Trinity Samba Ensemble e do convidado especial, o cantor José Paulo. Acompanhado da banda, esta foi a primeira vez o brasileiro cantou samba fora do Brasil.

O Trinity Samba Ensemble é dirigido pelo professor americano Eric Galm. Formado por estudantes do Trinity College que aprendem percussão e canto, o grupo é parte de um curso que ensina a cultura e a música brasileiras através dos ritmos.

Foi com muita alegria que José Paulo aceitou o convite de Galm. Há 8 anos nos Estados Unidos, o cantor nunca tinha participado de um show semelhante. “Acho que é sempre um desafio”, disse ele, demonstrando felicidade ao inovar na própria carreira.

Antes do show, o cantor tentava adivinhar a reação do público, mas confidenciou que não tinha a mínima idéia. O tradicional smoking, usado por ele na animação de eventos, foi substituído por uma roupa africana.

José Paulo chegou a fazer parte do coro da Connecticut Opera, mas a companhia lamentavelmente fechou no ano de 2008. Em novembro do mesmo ano, gravou o primeiro CD, “Canzoni Stonate”, pela Albatroz Music/Sony Music International. Para o próximo CD, que será lançado em 2010, José Paulo reservou uma música do Rei Roberto Carlos.

Clássico e samba: um bom casamento

Depois de ter cantado “Aquarela do Brasil” com José Paulo, em setembro último, o professor Eric se encantou com a performance do brasileiro. “O público vai sambar”, disse ele, antevendo a reação da platéia. Sobre a escolha do brasileiro para o evento, deu uma justificativa muito simples. “Porque ele poderia dar outro aspecto para os músicos da minha banda”, disse o professor, que já morou no Brasil e foi aluno de Sivuca.

Para o cantor brasileiro, o show teve um verdadeiro clima de saudade. O repertório tropical, ‘bem pra cima’, dito por ele próprio, remeteu José Paulo às origens. “Não tem como esquecer”.

O cantor até cogita gravar um CD de músicas clássicas em ritmo de samba. “Acho que seria interessante”.

*Com informação de Comunidade News | Angela Schreiber.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108177 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]