Candidatos à Presidência do Chile fazem discurso já considerando segundo turno das eleições

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A campanha política no Chile acabou na madrugada de hoje (11/12/2009) em clima de retomada de fôlego para um segundo round. Os principais candidatos que disputam a sucessão da presidente chilena, Michelle Bachelet, que não concorre à reeleição por ser vetada no país, admitem que haverá segundo turno. No próximo domingo (13), cerca de 9 milhões de chilenos irão às urnas. Ontem (10), os candidatos ficaram até tarde reiterando seus discursos.

A disputa política no Chile envolve o candidato da oposição Miguel Sebastián Piñeira, da coligação Alianza (centro-direita), o ex-presidente Eduardo Frei Ruiz, da coligação Concertación (de Bachelet), o independente Marco Enriquez-Ominami Gumucio e Jorge Arrate (Juntos Podemos Mais), ambos da esquerda.

Líder nas pesquisas de opinião, Piñeira defendeu a ideia de mudança tão presente no eleitorado chileno. Segundo ele, o “tempo da Concertación já passou” e é necessário mudar. Em resposta, Frei, que aparece como segundo colocado nas intenções de voto, respondeu que é necessário fazer sempre o mea culpa e admitir que é preciso avançar.

Paralelamente, Michelle Bachelet designou seu chefe de gabinete, Rodrigo Peñaidi, para integrar a equipe de campanha de Frei para um eventual segundo turno. Ontem, no último comício, o candidato governista fez campanha ao lado do ex-presidente Ricardo Lagos, que deixou o governo com 65% de popularidade, e do secretário-geral do governo, José Antonio Viera-Gallo.

Apontado como o fator surpresa da disputa, Ominami encerrou sua campanha em um comício emocionado ao lado do pai, o senador Carlos Ominami e da mulher. Segundo ele, todos os candidatos da esquerda – o próprio, Frei e Arrates – cometeram erros, mas que ainda há tempo de mudar.

Último colocado nas pesquisas de opinião, Arrates atrai a simpatia de artistas e intelectuais. O comício de encerramento da campanha foi dominado por um apelo pela união das forças de esquerda – ele, Ominami e Frei – em um eventual segundo turno contra a direita capitaneada por Piñeira.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108614 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]