Búfalos são atração na Fenagro

Considerada uma boa alternativa para produção de alimentos saudáveis e de lucratividade para o criador, a bubalinocultura tem evoluído na Bahia, que já conta com um rebanho estimado em 30 mil cabeças. A espécie animal, de rusticidade física e alimentar privilegiada, é campeã mundial na produção de couro de alta qualidade, carne, leite, enriquecidos em proteínas e sais minerais e com baixos teores de colesterol e calorias. Para divulgar a qualidade genética do plantel e comercializar exemplares de alto padrão, estarão expostos durante a Fenagro 29 búfalos, cuja raça homenageada será a Murrah. Esta é a maior participação da espécie no evento.

Para o presidente da Associação dos Bubalinocultores da Bahia (Abuba), Maximiliano José Carvalho Santos, muitos foram os avanços no estado e a Secretaria da Agricultura teve um papel fundamental nesse processo.   “Em dezembro de 2008 foi efetuada a exportação de um lote de 350 fêmeas da raça Murrah para criadores da Venezuela, o que contribuiu para a valorização da atividade e dos animais do nosso estado; em setembro de 2009, um lote de mais de 700 cabeças, de fêmeas para recria foi adquirido por um grupo do Espírito Santo para expansão da pecuária em áreas das propriedades com situações favoráveis ao criatório de búfalos. Em novembro deste ano, outra exportação foi realizado, desta vez para as Filipinas, de um lote de 267 cabeças selecionadas geneticamente para a produção de leite”, enumerou o representante da Abuba.

Durante a campanha de vacinação contra a Aftosa, os criadores de bubalinos continuaram a ter uma atenção especial da Seagri, quando foram orientados a vacinarem seu rebanho. “É importante lembrar aos criadores que os bubalinos, apesar de bastante resistentes às doenças, não são imunes e precisam ser vacinados assim como os bovinos”, declarou o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, que será homenageado pelo segmento durante a Fenagro nesta quinta-feira (3).

*Com informação da Ascom.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141158 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário