Brasileira expõe obras no Museu do Louvre

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Brasileira expõe obras no Museu do Louvre.
Brasileira expõe obras no Museu do Louvre.

Curadora da Ward Nasse Gallery em Nova Iorque, Leda Maria terá uma obra no Carrousel du Louvre.

A artista plástica Leda Maria, curadora da Ward Nasse Gallery em Nova Iorque, está de malas prontas para Paris, França. Ela vai participar de uma exposição no Carrousel du Louvre, galeria subterrânea no famoso Museu do Louvre. A brasileira leva uma obra da série “Olhos”.
A exposição intitulada Salon SNBA abre oficialmente no dia 10 de dezembro e finda no dia 13 do mesmo mês. É promovida pela Sociedade Nacional de Belas Artes. O Carroussel abriga cerca de 600 obras de artistas franceses e de delegações estrangeiras. Entre os países expositores estão o Brasil, Canadá, Sérvia, Turquia, China, Japão e Coréia do Sul.

A obra “Observant XIII” foi escolhida depois que a organização leu a crítica de Enoque Sacramento ao trabalho de Leda, no livro “Art Connections”. A escolha aconteceu através de um processo seletivo. A sensação é de que a luta está valendo a pena. “Estou na batalha há 20 anos. O processo é lento, as coisas podem demorar, mas vão acontecendo”, disse ela.

É a primeira vez que Leda marca presença no Carroussel, mas não em Paris, onde participou do Salão dos Impressionistas, em 2004. A artista está conquistando também outras partes do mundo. A série “Olhos” já faz sucesso em Madri e em outras cidades da Europa, percorreu a Ásia e teve obras vendidas na Coréia do Sul. A Big Apple, onde Leda vive e trabalha, conhece muito bem os quadros da artista.

Nascida em São Paulo (capital), Leda veio para os Estados Unidos há 7 anos. Confidenciou que estava conquistando espaço no Brasil, mas questões familiares trouxeram-na ao país. “Sabia que cresceria na arte aqui”. Confiante, ganhou reconhecimento como artista e como curadora. Entre os projetos está o de ter uma instalação em algum museu. “No Brasil, Nova Iorque ou Europa”.

Grandes projetos

A auto-confiança da artista está rendendo bons frutos. Leda tem três exposições agendadas para o ano de 2010. Em fevereiro, estará no Rio de Janeiro com o projeto “A Cara do Rio”, feito para valorizar ou criticar as coisas da cidade. Em maio, realiza uma exposição solo na Colorida Galeria em Lisboa. Outra exposição solo da artista acontece em junho, na The Brick Lane Gallery em Londres.

Os planos agora ficam para a área de curadoria. Leda pretende fazer um projeto semelhante ao do Rio de Janeiro na Ward Nasse, sob o título “A Cara de Nova Iorque”. Entre os trabalhos de destaque da artista está a instalação “Entre o Desejo e a Sedução”, onde utilizou calçados como símbolos de histórias de vida. Ligados por algemas, os calçados estão sobre um tapete vermelho, representando o sonho de muitas pessoas em estar sobre um deles.

A mais recente conquista aconteceu este ano, com a venda de um quadro para um prédio público de Nova Iorque. A obra foi adquirida pela New York University (NYU), e a instituição deve inaugurar o novo prédio. Mais sobre a carreira de Leda Maria no www.ledaarte.blogspot.com.

*Com informação da Comunidade News.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110917 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]