Bahia apresenta projetos da Copa 2014 no Footecon

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Os projetos da nova Fonte Nova, da mobilidade urbana e da requalificação do setor turístico de Salvador e cidades do interior foram os principais temas tratados pelos secretários estaduais Nilton Vasconcelos (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e Ney Campello (Extraordinário para Assuntos da Copa 2014) no painel Cidades-Sede, que integra o 6º Fórum Internacional de Futebol (Footecon).

O encontro foi aberto nesta terça-feira (08/12/2009), no Rio de Janeiro, no RioCentro, e segue até esta quarta-feira (9), reunindo autoridades de Estado e personalidades do mundo do futebol do Brasil e do exterior.

Na oportunidade, os secretários falaram do interesse e da expectativa do governo da Bahia de que em 2013 a nova Fonte Nova já esteja pronta, a tempo de sediar os jogos da Copa das Confederações, que acontece um ano antes da Copa do Mundo.

A confiança dos secretários está pautada no fato de a Bahia ser o estado que está mais adiantado no processo de preparação da arena padrão Fifa para os jogos. “Fomos os primeiros a lançar o edital para reconstrução e operação do estádio da arena, a nova Fonte Nova, e na última sexta-feira (4) foi encerrada uma etapa importante desse processo, que foi a apresentação de empresas interessadas no projeto”, disseram. Eles destacaram que as construtoras OAS e Odebrecht formaram um consórcio e se habilitaram à concorrência.

A expectativa do governo da Bahia é de finalizar o processo licitatório até o final deste mês e que toda a documentação apresentada pelo consórcio atenda às exigências do edital. Depois da apresentação do projeto da nova Fonte Nova, foi a vez de Campello mostrar as principais ações que vêm sendo preparadas pelo Estado, em relação às obras de infraestrutura quanto à mobilidade urbana e modernização da rede hoteleira.

Os secretários da Bahia dividiram a mesa de debate com a secretária de Esporte e Turismo do Rio de Janeiro, Márcia Lins, e o presidente do Comitê Executivo Municipal da Copa de Belo Horizonte, Tiago Lacerda. Hoje, Vasconcelos participa, durante todo o dia, da reunião do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer (Fonsel), parte da programação do evento.

Estande

A Bahia também marcou presença no Footecon com a montagem de estande na Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Indústria do Futebol, que acontece paralelo ao fórum.

Durante todo o dia, várias pessoas visitaram o espaço, a exemplo do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, ex-jogador Bebeto, empresários da área do futebol e estudantes.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111194 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]