Associação Brasileira dos Municípios homenageia TCM

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O Tribunal de Contas dos Municípios foi homenageado, nesta-quinta-feira (03/12/2009), pela Associação Brasileira dos Municípios, “em reconhecimento pelo esforço desta Corte de Contas por seu novo portal na internet, por seu caráter de transparência”, em cerimônia realizada na sede da União dos Municípios da Bahia – UPB, quando foram empossados os dirigentes do recém-criado Fórum Permanente da Secretários de Finanças dos Municípios do Estado da Bahia.

Em nome do conselheiro Francisco Netto, presidente do TCM e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), o chefe de gabinete da Presidência, José Francisco de Carvalho Neto agradeceu a homenagem “em reconhecimento ao portal lançado este ano, já com quase 60 mil acessos por mês, sem dúvida uma ferramenta que tem contribuído para ampliar a transparência das ações do tribunal e dos atos e fatos da gestão municipal analisados, e que, esperamos, venha a se tornar um efetivo canal de diálogo com os cidadãos e estimulante do controle social das contas públicas”.

Ele afirmou que”a homenagem se realça ainda mais em significado por expressar um relacionamento saudável, pautado na confiança e na colaboração, entre o tribunal, seus jurisdicionados e as associações que os representam, sobretudo a ABM e a UPB, liderada pelo prefeito Roberto Maia, que têm sido parceiros em diversos eventos voltados à capacitação e ao melhoramento das administrações municipais”.

Para José Francisco de Carvalho Neto, “se os órgãos de controle e de gestão têm papéis diferenciados, tanto mais verdadeiro é que ambos, no desempenho de suas ações, têm pontos de convergência, que é a realização do interesse público, do bom governo, como um direito fundamental e, por isso mesmo, indisponível da comunidade”.

Isto se acentua ainda mais em relação ao tribunal e aos municípios, segundo o representante do TCM, “´porque servimos às pessoas que estão nas cidades, nos distritos, nos povoados, que dão conformação aos municípios, onde efetivamente residem e realizam seus projetos de vida”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111229 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]