Artista plástica diversifica experimentando novas técnicas

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Um dos maiores prazeres de Ivone Vaccaro é ensinar tudo sobre pintura.

Mais de três décadas dedicadas à pintura com a diversidade presente no conjunto da obra. Este é o perfil da artista plástica Ivone Vaccaro. As diversas técnicas e efeitos adquiridos ao longo dos anos são agora carinhosamente transmitidos aos alunos dos cursos de pintura.

Na exposição em homenagem às escritoras Cecília Meirelles, Clarice Lispector e Nísia Floresta, realizada de 12 de outubro a 7 de novembro na BEA Art Hall Gallery em Nova Iorque, a obra de Ivone chamou a atenção por captar a alma das escritoras. E tem sido assim a vida inteira. Seja pintando índios ou natureza morta, a artista consegue muito mais do que expor técnicas e cores ao público.

Ivone confidenciou que um dos maiores prazeres está em ministrar cursos, deixando a criatividade do aluno correr solta. “O importante é aprender a pintar. Se o aluno quiser pintar um caixinha de fósforo, ele pode”, disse ela. Nas oficinas, os estudantes tem a oportunidade de testar os mais diversos efeitos e técnicas, mostrando à professora como está o processo de aprendizado.

Catarinense de Xanxerê e morando atualmente em Goiânia, Ivone costumava viajar pelo país afora para ensinar tudo o que sabe. Sem formação superior, ela fez cursos de pintura em tecido, porcelana e na tela. Esta última marca o início daquela que seria uma grande carreira. O aperfeiçoamento foi adquirido no Centro Cultural e na Escola de Artes de Chapecó.

A arte de mostrar o que é belo

A outra preferência de Ivone é produzir figuras humanas. “Me dá prazer”. Confidenciou que o tema índios é destinado normalmente para concorrer a prêmios. Os belos quadros “Índia”, “Índia Xikrin” e “Caiapó Caçando” renderam à artista os prêmios Troféu Cândido Portinari e VI SNAP República Federativa do Brasil, respectivamente. Na categoria retrato, a artista abocanhou o Prêmio Mali Villas-Boas da galeria de mesmo nome, em um salão de inverno em São Paulo.

A Europa também conhece muito bem o trabalho da artista, que já expôs na Polônia, Eslováquia, Praga e Madri. Ivone já levou trabalhos à França e recebeu vários convites para expor em Dubai.

Usando cores bastante vivas para as obras, a pintora não para de desenvolver técnicas. Avessa a tintas tóxicas, Ivone sabe que cada obra será única. “O efeito com tinta acrílica é um, com tinta a óleo é outro”. Os vários estilos de pintura são destinados aos alunos. “Tenho que saber ensinar”.

Apesar de ter as preferências, Ivone disse que gosta de pintar tudo o que é bonito. Entre araras, índios e mulheres, ela aguarda uma nova oportunidade de expor nos Estados Unidos.

A obra completa de Ivone Vaccaro está no website oficialwww.ivonevaccaro.com. Contatos com a artista através dos telefones (62) 3945-1845 e (62) 8144-9594 ou pelo e-mail [email protected]

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109821 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]