América Dourada tem mais saúde, habitação e infraestrutura

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
América Dourada tem mais saúde, habitação e infraestrutura.
América Dourada tem mais saúde, habitação e infraestrutura.

José Domingos Almeida e Elisângela Almeida acabaram de se mudar para a casa nova. Eles fazem parte de uma das 130 famílias que receberam, nesta quinta-feira (17/12/2009), no município de América Dourada, na região de Irecê, a tão sonhada casa própria, por meio do Programa Estadual Casa da Gente. No total serão entregues, na região, 200 unidades habitacionais – um investimento de R$1,7 milhão.

José e a família agora fazem planos para o futuro. “São planos demais com esse dinheiro que a gente não usa mais pra pagar aluguel. Vamos reformar a casa toda”, declarou Elisangela, 24 anos. “Antes, a vida era muito mais difícil. Agora, morar, aqui, na minha casa, é um sonho realizado pra mim e pra minha família. É bom demais”, garantiu Domingos, 32 anos.

Até o final de 2010, o Estado vai entregar aproximadamente 33 mil moradias para a população baiana, por intermédio dos Programas Casa da Gente e Minha Casa Minha Vida, em parceria com o governo federal.

Além das casas, o distrito de Soares, a 12 quilômetros da sede de América Dourada, foi um dos cinco que recebeu Unidades de Saúde da Família (USF) totalmente equipadas para atender uma população de mais de 15 mil pessoas.

As outras localidades beneficiadas são Francisco Alves de Souza, Ipanema, Previnido e Belo Campo. No total, já são 160 novos postos entregues em todo o estado. “O que vai mudar aqui é a saúde da população. A gente não vai mais precisar sair da cidade para conseguir ser atendido, graças a Deus”, disse dona Vera Lúcia Serafim, 48 anos, moradora de Soares.

Os moradores do distrito de Soares também receberam o trecho de 12 quilômetros da BA-779, que liga a BA-052 ao povoado, totalmente recuperado. Pela estrada passam diariamente, cerca de 120 veículos transportando a produção agropecuária da região.

Com a restauração, que custou cerca de R$ 1 milhão, mais de 45 mil pessoas dos municípios de América Dourada, Cafarnaum e João Dourado foram beneficiadas. O aposentado de 58 anos, Domingos de Jesus, explicou o que mudou com a nova estrada. “Essa estrada estava horrível, toda esburacada, carro quebrando pelo caminho e muito assalto. Agora, com essa pista nova, está outra coisa, muito melhor”.

A população de América Dourada ainda recebeu o anúncio da ampliação do sistema simplificado de abastecimento de água e a instalação de dessalinizadores para atender às localidades de Barriguda dos Bidós e Lajedão do Leopoldo, beneficiando 190 habitantes.

O governador Jaques Wagner falou sobre as ações do estado para oferecer melhores condições de vida à população baiana. “Aqui, nessa região, nós estamos entregando casas, cinco postos de saúde, a estrada. Assim, nós estamos fazendo a cada dia, tentando fazer mais por quem mais precisa, trabalhando, primeiro, na área social, proporcionando saúde, educação, segurança, geração de emprego e, desse jeito, melhorando a vida das pessoas”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108693 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]