Aluno da rede estadual é premiado em maratona nacional

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O estudante Jadher Assunção Cambuí Alves, aluno do 3º ano do Colégio Estadual Raphael Serravalle, de Salvador, foi um dos cinco estudantes premiados na Maratona Escolar Joaquim Nabuco. Participaram do evento, 7.490 estudantes do Ensino Médio das redes pública e particular de todo o Brasil. O concurso, promovido pela Caixa Econômica Federal, com o apoio da Academia Baiana de Letras, é realizado pelo Instituto Antares.

Os participantes escreveram uma redação em prosa sobre o tema “A importância de Joaquim Nabuco, sua vida e sua obra”. A maratona faz referência aos 100 anos da morte do escritor, completados em janeiro. Cada um dos cinco estudantes premiados fará, com um acompanhante, uma viagem à capital de um estado brasileiro escolhido por eles.

Jadher vai viajar com a mãe, Irani, para Manaus. A capital do estado do Amazonas foi escolhida porque, segundo o estudante, inspira curiosidade, já que é um lugar que não está sempre em evidência. “É distante, não tenho ideia do que seja. Vai ser uma grande novidade. Quero conhecer a cultura, a culinária, saber mais sobre as questões indígena e ambiental”, diz Jadher que, este ano, também conquistou o 1º lugar no II Concurso de Redação sobre a Independência da Bahia, promovido pela Secretaria da Educação.

Ele explica que é motivo de orgulho ver o seu o talento e empenho reconhecidos nacionalmente e a escola pública da Bahia se destacar entre as demais escolas públicas, além das particulares, de todo o país. “A maior motivação para participar de concurso é ver se você sabe e ver também sua deficiência. Eu gosto de escrever, mas existem concursos de outras matérias que são bons e, às vezes, ninguém sabe. Tem que se aplicar nos estudos”, recomenda o estudante.

Jadher conclui contando sobre o caminho percorrido até receber a notícia de que era um dos premiados na Maratona. “Tive que correr atrás do tema. Eu não sabia quase nada de Joaquim Nabuco. Tive que estudar história e precisei do auxílio de vários professores para conhecer o personagem para escrever bem sobre ele”.

Joaquim Nabuco

O escritor Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu em Recife (PE), em 19 de agosto de 1849, e faleceu em Washington (EUA), em 17 de janeiro de 1910. Fez humanidades no Colégio Pedro II (Rio de Janeiro), bacharelando-se em Letras. Em São Paulo, cursou a faculdade de Direito, concluindo o curso jurídico na Academia de Recife. Foi advogado, jornalista, diplomata, político, orador, poeta e memorialista.

Tornou-se amigo de grandes escritores, entre os quais, Machado de Assis, José Veríssimo e Lúcio de Mendonça. Era dotado de grandes qualidades oratórias. Chamado de “tribuno olímpico” destacou-se na campanha abolicionista, quando arrebatava o público com as suas palavras sempre muito bem ditas. Escreveu a biografia do pai – Um estadista do Império – e depois Minha Formação, uma autobiografia política que retrata a sociedade patriarcal brasileira.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109752 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]