Agricultores familiares do Recôncavo da Bahia recebem títulos de propriedade de terra

Roberto Muniz, secretário Estadual da Agricultura, entrega títulos de terra.
Roberto Muniz, secretário Estadual da Agricultura, entrega títulos de terra.

Moradora na zona rural do município de Conceição do Almeida, Maria Zenildes Passos, esperava há 56 anos pela regularização fundiária da propriedade da sua família. “Esse momento é muito importante, pois esperei por isso há muito tempo. Estou muito feliz, pois agora a minha propriedade está regularizada”, disse aliviada. Ela produz mandioca, milho, batata, laranja, limão e gado nos cinco hectares que herdou do pai.

Maria Zenildes está entre os 83 agricultores familiares que receberam seus títulos de terra pelo Governo do Estado, através da secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri)/Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), durante a 1ª Exposição da Agricultura e Desenvolvimento Rural em Conceição do Almeida na ultima sexta-feira (18/12/2009).

Segundo o secretário Estadual da Agricultura, Roberto Muniz, “receber a regularização fundiária é um marco na vida do trabalhador, pois garante o direito legal da terra e também dá acesso aos programas dos governos estaduais e federais”, afirmou Muniz, durante participação na exposição.

“São no total 247 títulos de terra em seis municípios do território do Recôncavo, além de Conceição do Almeida, Santo Antônio de Jesus, Varzedo, Cabaceiras do Paraguaçu, São Felipe e Governador Mangabeira”, disse Israel Batista Costa, supervisor geral da CDA. Além disso, “em 2004, iniciou-se a regularização fundiária aqui na região, mas não contemplou todo mundo”, afirmou João Silva Pires, presidente da Associação Comunitária de Tabuleiros de Menezes. Desde 2007, já foram entregues 22,5 mil títulos de terra em todo estado da Bahia.

Exposição

Com um público estimado em 2 mil pessoas, a 1ª Exposição da Agricultura e Desenvolvimento Rural teve exibição de animais, como búfalos, caprinos e ovinos das raças Dopper e Santa Inês, demonstrações de serviços, artesanatos e flores para comercialização, estandes institucionais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Banco do Brasil, que distribuíram material didático sobre os programas. “É um momento de muita alegria, pois nunca na história desse município tivemos o apoio da secretaria estadual da agricultura. Hoje, contamos com a parceria de Roberto Muniz, que está se fortalecendo e tornou possível realizar esta exposição”, afirmou Adailton Sobral, prefeito de Conceição do Almeida, que também agradeceu a presença do secretário na região.

Todos os 34 animais foram inspecionados pela Seagri, através da ADAB, que exigiu a Guia de Trânsito Animal e certificados de saúde. Veterinários e auxiliares de fiscalização também garantiram a sanidade dos animais durante o evento. Além disso, os agricultores familiares participaram de mini-cursos promovidos pela EBDA sobre o uso da Manipueira, Mandiocultura (manejo e utilização nas alimentações humana e animal) e de laticínios que abordou a produção de derivados de leite, como iogurtes e queijos. Os participantes também assistiram palestras sobre o Programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil e sobre o aproveitamento do coco pela EBDA. A 1ª Exposição da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Conceição do Almeida aconteceu nos dias 18 e 19 deste mês.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108692 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]