Agentes de crédito de microfinanças reúnem-se em Salvador

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

As políticas públicas em economia solidária; as iniciativas de microfinanças solidárias, por meio de bancos comunitários e fundos rotativos solidários; a relação empreendedor individual e empreendimentos de economia solidária são alguns temas que estarão em debate, desta terça-feira até sexta-feira (1º a 4/12/2009), no 6º Encontro de Agentes de Crédito do CrediBahia e no 1º Seminário de Microfinanças da Bahia, promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Fórum de Microfinanças da Bahia.

Os encontros, no Hotel Sol Bahia, em Patamares, com abertura prevista para as 20h, servirão também para traçar um diagnóstico da situação do cooperativismo de crédito na Bahia (instituições e público beneficiários), as perspectivas de avanço do setor no estado, a atuação em redes e autossustentabilidade institucional e a inovação metodológica e tecnológica do setor da economia informal urbana.

Participam coordenadores, gerentes e técnicos das instituições parceiras do Programa de Microcrédito do Governo do Estado/CrediBahia, integrantes dos quadros de servidores das prefeituras; dirigentes, conselheiros e agentes de crédito das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que também desenvolvem atividades de microcrédito no estado.

Aplicados 

Realizado em parceria com a Desenbahia, Sebrae e as prefeituras, o Credibahia já investiu, desde 2007, um total de R$ 67,2 milhões em mais de 50 mil contratos. Entre janeiro e outubro deste ano, foram liberados 7.434 contratos e aplicados R$ 10,9 milhões, em financiamentos dirigidos a investimentos fixo, na aquisição ou conserto de máquinas, equipamentos novos ou usados e reforma ou ampliação de instalações físicas; capital de giro para compra de mercadorias e matérias-primas; e investimento misto, fixo com capital de giro associado.

Quinze novos postos do CrediBahia foram inaugurados pelo Governo do Estado nos últimos três anos. Agora, já são 166 unidades do programa em funcionamento em 165 municípios baianos, possibilitando a micro e pequenos empreendedores o acesso ao crédito de forma ágil e desburocratizada, com juros abaixo do mercado. Até o final do ano, a expectativa é que mais cinco postos sejam inaugurados, cumprindo a meta estabelecida de 20 unidades implantadas este ano.

Estão confirmadas as presenças das organizações: Instituição Comunitária de Crédito (ICC), Banco do Povo de Itabuna, Banco do Povo de Vitória da Conquista, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob-Ba) do Recôncavo, Centro Ecumênico de Apoio ao Desenvolvimento (Ceade), Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos da Bahia (Ceape), Moradia e Cidadania e a Agência Nacional de Desenvolvimento Microempresarial (Ande).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109707 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]