Aécio alega falta de tempo para alianças políticas e desiste de candidatura à Presidência

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A falta de tempo para costurar alianças políticas para as eleições de 2010 foi um dos motivos apontados pelo então pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, para desistir da disputa. O governador de Minas Gerais fez o anúncio na tarde de hoje (17/12/2009) após reunião com o presidente do partido, Sérgio Guerra.

Em seu discurso, Aécio disse que estava “pronto para conquistar uma inédita e necessária convergência nacional”, com “um perfil de alianças mais amplo do que aquele que se insinua no horizonte de 2010”. Mas, segundo ele, a demora do PSDB em “tomar algumas decisões”, referindo-se à escolha do candidato à presidência para o pleito de 2010, não permitiria mais que se consolidasse as alianças que ele pretendia fazer.

“Sempre tive consciência de que uma construção com essa dimensão e complexidade não poderia ser realizada às vésperas das eleições. O quadro eleitoral começava a avançar em ritmos e direção próprios e minha participação não poderia mais colaborar para ampla convergência que esperava construir”, afirmou.

Aécio disse ainda que ao colocar o nome à disposição do partido como pré-candidato defendeu a realização de prévias dentro do partido como “uma extraordinária oportunidade de aprofundar o debate interno e criar um novo sentido de mobilização que seria fundamental nas circunstâncias políticas que marcarão as eleições do próximo ano”.

“Não as realizamos, como propus, seja por dificuldades operacionais de um partido de dimensão nacional, seja pela legítima opção da direção do partido pela busca de outras formas de decisão”, apontou.

O governador agradeceu ainda o apoio que recebeu dos líderes de outras legendas e disse que não abandona a disposição para colaborar com o PSDB “nos planos nacional ou estadual”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115055 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.