ADAB implanta Sistema de Defesa Agropecuária em barreiras sanitárias fixas

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Fornecer informações em tempo real, informatizar e monitorar o trânsito de produtos de origem animal e vegetal nas estradas baianas. Com este objetivo, a Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vai implantar o Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro) em 15 postos fixos de fiscalização do Estado.

Inicialmente o projeto funcionará em postos localizados nas divisas da Bahia com outros estados como Espírito Santo, Tocantins, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A meta é implantar o Sidagro em todos os 43 postos fixos estrategicamente posicionados na Bahia até o próximo ano.

A Bahia possui a maior área de divisa do país, limitando-se a oito estados, o que implica em uma maior vulnerabilidade à introdução de pragas e doenças de importância econômica para a agropecuária. “Diante desse cenário temos que estabelecer condições favoráveis ao trabalho da defesa e utilizar ferramentas cada vez mais avançadas de controle e criar sistemas de fiscalização capazes de respaldar a qualidade da agropecuária baiana”, salienta o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto.

O Estado conta hoje com 43 barreiras fixas e 22 móveis nas quais atuam 344 auxiliares de fiscalização. Recentemente, esses postos foram reestruturados e estão em conformidade com as determinações do Ministério da Agricultura. A Adab instalou oito novos containers equipados com computador, televisão, linhas telefônicas e toda infraestrutura necessária para o desenvolvimento das ações de controle do trânsito.

 “Temos que garantir a proteção do patrimônio sanitário do estado, eliminando as incorreções do sistema de defesa e qualificando as equipes de campo”, ressalta o coordenador de Barreiras Sanitárias da Adab, Roberto Pacheco. Este ano cerca de 500 agentes foram capacitados para utilizar a ferramenta do Sidagro e desses, 120 atuarão nos postos fixos de fiscalização que integram o projeto piloto da Adab.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113513 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]