A Galeota Gratidão do Povo recebe os últimos retoques para a Festa de Bom Jesus dos Navegantes

A Galeota Gratidão do Povo recebe os últimos retoques para a Festa de Bom Jesus dos Navegantes.
A Galeota Gratidão do Povo recebe os últimos retoques para a Festa de Bom Jesus dos Navegantes.

A Galeota Gratidão do Povo está recebendo os últimos retoques para a tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, uma das mais populares e antigas da Bahia, no próximo dia 1º de janeiro de 2009. A embarcação, que fará o percurso desde o cais do Segundo Distrito Naval até a Praia de Boa Viagem, levando a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos os Santos, está sendo restaurada em pequenos detalhes, como pintura e reparos.

A festa, que é de origem portuguesa, acontece em Salvador desde o século XVIII. Foi criada pelos marinheiros que faziam longas viagens pelo Oceano Atlântico, contornando a costa africana. “É uma festa realizada pelo povo do mar: pescadores, marinheiros, surfistas e também por curiosos, turistas”, diz o historiador da Secretaria de Turismo da Bahia, Manuel Passos.

Reformada todos os anos, a Galeota Gratidão do Povo leva a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes desde 1811, quando foi construída. A primeira embarcação utilizada nas festas afundou. “A atual galeota é bem latina, ela não funciona com velas, e sim com remos”, ressalta Passos. O colorido da festa é o que mais chama a atenção, principalmente a chamada colcha-de-retalhos das embarcações.

Para Manuel Passos, Bom Jesus dos Navegantes, que abre o calendário de festas de largo, faz parte da cultura baiana, assim como o 2 de Julho, por exemplo. “É emblemática, representa muito bem a identidade cultural da Bahia”, afirma. O evento, que acontece nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, é precedido por tríduo, missa solene e festa de largo. A procissão marítima, que envolve personagens e locais sagrados, remete aos Dramas Litúrgicos, iniciados na Idade Média.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109756 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]