Metamorphosis mostra obras de artista brasileira

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Os trabalhos em resina de Jane Sandes estão expostos em Nova Iorque.

Curvas e coloridas geometrias inspiradas no Brasil. Este é o conjunto da obra da artista plástica Jane Sandes, atualmente participando da exposição “Metamorphosis”, na Agora Gallery em Nova Iorque.

Quem tiver a oportunidade de ver a exibição, aberta ao público até o dia 11 de dezembro, poderá ver elaboradas obras construídas em resina. Segundo Jane, as cores fortes, representando a paisagem do nosso clima tropical, compensam a ausência de elementos, chamada na arte de minimalismo.

As inspirações de Jane vem do Norte e do Nordeste brasileiros. “Incluindo Minas, zona de transição entre o Sudeste e o Nordeste”, afirmou a artista. A luz forte, a paisagem exuberante e o céu muito azul destas regiões servem de fonte para que a artista desdobre as obras ora curvilíneas, ora posicionadas na diagonal.

Na escultura chamada “Winter”, é possível ver porque Minas Gerais entra no rol de locais inspiradores da artista. Segundo Jane, o estado remete diretamente às pedras preciosas. “Muitas pedras em seu estado bruto influenciam meu trabalho”.

Graduada em arquitetura e urbanismo pela Faculdades Nordeste (FANOR), Jane ingressou nas artes aos 15 anos de idade, quando fez um curso com o pintor suíço Jean Pierre Chabloz. Os outros cursos que se seguiram levaram a artista a conquistar quatro prêmios, entre eles o Salão de Abril (1978), categoria litografia, e o prêmio Bárbara de Alencar na categoria pintura, conquistado em 2002. Participou quatro vezes como arquiteta no renomado Casa Cor Ceará, sendo premiada na edição de 2007.

Olhar atento para novas propostas

A oportunidade de expor em Nova Iorque dá à artista uma sensação única. Considera a cidade um grande centro das artes, e aproveita para observar mais. “Sou fascinada também pela arquitetura da cidade. Prédios antigos juntos à arquitetura contemporânea, integrados, Deus sabe como, à paisagem urbana sem interferências”.

Apaixonada confessa por artistas americanos do perído pós-guerra, tem especial admiração por Jackson Paul Pollock, Willem De Kooning, Jasper Jones e Alexander Calder. As criações atuais são de esculturas soltas, ou seja, sem o pedestal. “A proposta é que sem ele, a peça apresenta-se com várias leituras. O espectador pode interagir e expor, a cada dia, de uma forma diferente”. Jane Sandes vive e trabalha em Fortaleza.

É possível ver as belas obras de Jane Sandes de terças a sábados, das 11am às 6pm. A Agora Gallery fica no 530 West, 25th Street, Chelsea, telefone (212) 226-4151. Mais informações através do website oficial www.agora-gallery.com.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]