
Jovens de representando coletivos de jovens de 25 municípios de quatro territórios de identidade tomam curso sobre a participação juvenil no processo orçamentário municipal. A oficina, realizada na sede do Straf Valente nos dias (31/10/2009) e 1º de novembro, foi promovida pelo Coletivo Ação Juvenil de Tucano (Coaj) com apoio da Brazil Foundation.
O evento teve como objetivo principal a preparação técnica de 50 jovens para atuarem no contexto do poder local mobilizando, formulando e negociando propostas que expressão demandas sociais setoriais para serem transformadas em políticas públicas de juventude. “Espera-se com essa capacitação dotar as lideranças juvenis de conhecimentos para interferirem nos orçamentos municipais através da apresentação de propostas”, assinalou o historiador e educador Emanoel Mendonça Sobrinho.
O orçamento é considerado uma grande caixa preta cercada de muitos segredos pelos gestores públicos (prefeitos e vereadores) que fazem de tudo para a sociedade não ter acesso. “Aqui ficamos sabendo que temos direito de participar e como podemos garantir as nossas demandas de juventude”, destacou Almir de Jesus do município de Quijinque território do Sisal.
“É no orçamento municipal que deve ser destinado os recursos para educação, saúde, cultura, esporte e lazer. Mas as coisas infelizmente não funcionam assim, porque não há políticas voltadas exclusivamente para os jovens”, apontou a estudante Luciete Duarte Araújo do Movimento de Jovens (Mojac) de Antônio Cardoso no território do Portal do Sertão. Para a jovem Alexsandra Silva Sena representante do território Bacia do Jacuípe, “agora que os jovens aprenderam como apresentar as suas propostas e sabem como analisar nas leis orçamentárias se tem ou não recursos voltados para as políticas de juventude”.
Durante o curso os jovens também são orientados sobre as estratégias para aplicarem os conhecimentos que foram obtidos e, segundo Maria Nazaré Silvestre, a única representante do território Nordeste II, “também ficamos sabendo como elaborar um plano de ação local para mobilização e multiplicação dos conhecimentos junto à juventude do nosso município. A ideia é que os jovens possam debater as suas demandas setoriais, transformando-as em propostas para serem negociadas com os poderes públicos”.
Próxima etapa – O projeto apoiado pela Brazil Foundation prevê a realização de três oficinas formativas, sendo que a última acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro, na sede da APAEB do município de Araci. “Estamos cumprindo direitinho todos os prazos previstos no projeto, mas o importante é que os jovens estão desmistificando o mito do orçamento e aprendendo como viabilizar os seus interesses locais”, assinalou o coordenador do COAJ Dailson Andrade.